Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Clássico é clássico!

Por Ana Paula Calixto

03/12/2021 às 07h00 - Atualizada 02/12/2021 às 18h40

Quais são os maiores clássicos da moda para você? Estou falando daquelas peças que, entra ano e sai ano, continuam entre as queridinhas do seu guarda-roupa e também ocupam um lugar de destaque na história do vestuário, pois o clássico atravessa gerações sem perder valor, digno de admiração. A moda, que tem o efêmero como marca registrada, possui na sua história peças que alcançaram status de atemporais, que atravessam as temporadas e podem ser usadas com qualquer peça de coleções atuais sem parecerem antigas. São roupas, sapatos, perfumes, joias, acessórios que resistiram a todos os modismos desde seus lançamentos, e foram além da tendência da estação do momento, corroborando a máxima que clássico nunca sai de moda.

A história da moda também é contada pelas criações dos estilistas que marcaram épocas, comportamentos, e há várias listas, inclusive livros, sobre os eternos clássicos da moda. Com uma breve pesquisa é possível encontrar vários itens clássicos da moda. A título de curiosidade, deixei um compilado com dez peças icônicas. Mas mais importante que saber quais são os clássicos é você definir quais são os seus clássicos. O que faz sentido para você e a vida que você está levando. E quem vai te contar isso é o seu acervo pessoal. O convite é para você dar uma boa espiadinha no seu armário e buscar as peças que você usa sempre, em diversas ocasiões e em diversas fases da vida.

Que tal um exercício para entender os seus clássicos? Pare e pense em dez itens que sempre fazem parte da sua arte de vestir e as suas escolhas quanto a cores, estampas, modelagens, tecidos. Eleja seis peças de roupa, dois tipos de sapato, uma bolsa, um acessório. Foi fácil pensar nos seus clássicos?
Montei três produções com os meus clássicos, mostrando aqui o meu gosto pessoal, as minhas preferências, peças que sempre terão um lugar na minha arte de vestir. Os meus clássicos que formam a base dos meus pilares de estilo são: seis peças: calça jeans, camisa branca, blazer, jaqueta de couro, vestido preto, macacão; dois tipos de sapato: scarpin e tênis; uma bolsa: preta tamanho médio; um acessório: brinco de argolas.

Identificar os seus clássicos é um ótimo exercício para lapidar o estilo. Fique atenta às suas escolhas nos looks do dia, aí estão as suas verdadeiras preferências, onde a sua identidade é revelada, pois a imagem é percebida pelos elementos visuais das roupas. Sempre que você for se vestir, procure pensar: como eu quero que as pessoas me reconheçam? E a partir daí, busque aprimorar e planejar de forma estratégica o seu look. Estilo pessoal pode ser o seu grande atrativo e o verdadeiro cartão de visitas.

O clássico é diretamente ligado ao conceito de elegância, vestir um clássico pode transmitir a ideia de segurança, tradição, confiança. E nada disso quer dizer sem graça. As peças clássicas conversam muito bem com os modismos das tendências, neste jogo de contrapontos que a moda adora! E quando as tendências estão a favor dos “nosso clássicos” a oferta é ainda maior, uma boa oportunidade para brincar com outras possibilidades. E na dúvida, vista um clássico!

O conteúdo continua após o anúncio

10 clássicos da moda

1. Jeans: dispensa apresentações, são as calças mais usadas no mundo. Segundo o “Global lifestyle monitor”, a maioria da população mundial veste denim ao menos 3 vezes por semana
2. Camiseta branca: a melhor amiga do jeans também pode ir muito além do visual básico. Uma boa t-shirt branca é uma excelente “ponte” para produções mais ousadas
3. Camisa branca: traz elegância para qualquer produção, vai do escritório a uma festa com a mesma desenvoltura
4. Trenchcoat: o mais clássico dos casacos, está presente em todas as listas de peças icônicas da moda. Com mais de cem anos de história, o clássico criado por Thomas Burberry já foi multiplicado de acordo com os muitos tipos e gostos dos consumidores atuais, mas nunca perdeu a sua identidade
5. Salto agulha: o longo e alto salto de base fina revolucionou a história da moda e o próprio conceito de feminilidade
6. Tênis: há vários clássicos, principalmente aqueles que vieram do mundo esportivo. O All Star é mais popular
7. Óculos modelo aviador: os famosos óculos de sol com formato de lágrima fazem parte do imaginário da moda
8. Bolsa de ombro: a icônica bolsa 2.55 da Maison Chanel é mais do que uma bolsa de grife. Foi o primeiro modelo a ter alças e possibilitou liberar as mãos das mulheres. Isso em 1955. Amplamente copiada, a bolsa original é sucesso até hoje
9. Jaqueta de couro: as modelagens mais clássicas, como a perfecto e a jaqueta reta, transitam em todas as estações
10. Vestido pretinho básico: a icônica Chanel com sua língua afiada sentenciou: “As mulheres se vestem mal; com o meu vestidinho preto, eu ajudo todas elas a experimentar algum bom gosto.” Não precisa falar mais nada.

Ficha técnica:

Fotos: Felipe Calixto
Beleza: Equipe Jael Pifano
Looks: Acervo pessoal

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia