Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Invernou

Por Ana Paula Calixto

02/07/2021 às 07h00 - Atualizada 01/07/2021 às 19h23

Muda a temperatura, muda a moda! Casacos, tricots e botas entram em cena nos dias mais frios, assim como as cores, as estampas e as texturas típicas do inverno dão o tom. Mas assim como não falamos mais de uma só tendência, nem mesmo de uma listinha delas, as roupas transitam de uma estação para outra num mix que fica bem interessante na arte de vestir.

As viradas de estação e de tempo são excelentes oportunidades para exercícios de estilo, para experimentar novas versões. E tudo começa pelo armário. Sempre falo da importância de ter aquela “DR” com o armário, de manter um relacionamento íntimo com o seu acervo de roupas, escolher bem as peças e usá-las da melhor maneira possível, e diversas vezes! Como você mistura, coordena, a versatilidade que dá às peças, isso sim caracteriza o seu estilo. É um exercício diário de criatividade, a arte de vestir depende do empenho, de se descobrir e usar as peças de diversas maneiras, em todas as estações.

Brincar com as sobreposições é sempre uma boa opção, principalmente com as variações de temperatura no decorrer do dia, é interessante ter camadas de roupas para manter o seu conforto térmico.

O vestido mais leve do verão pode enfrentar os dias frios combinado com jaqueta de couro, casacos mais pesados, tricô e meia-calça. A mistura de texturas é super bem-vinda no jogo da moda.

Da mesma maneira, os shorts podem transitar pelo inverno com meias mais grossas e botas.

As cores são grandes aliadas na construção da nossa imagem, e são importantes elementos para colocar o look na temperatura certa. Para este inverno os tons em alta são o cinza, amarelo, fúcsia, verde e terracota. Mas o look total preto nunca perde o seu lugar, além dos tons neutros, que são fáceis de encontrar no armário e combinam com tudo, pois, sem um grande contraste entre eles, criam uma imagem elegante, sofisticada e chique até nos looks mais casuais. A combinação de vermelho com rosa continua como queridinha da vez, e o laranja está flertando com este namoro. A cartela dos tons terrosos bem típica do outono está mais vibrante e ganhando destaque em looks monocromáticos cheios de atitude.

Na mesma sintonia, as estampas acertam a estação do look. Algumas estampas são bem típicas do inverno, como as diversas variações de xadrez e o clássico pied- poule (pé de galinha), e outras, como a estampa de oncinha, aparecem em versões em todas as estações. A onça continua solta por aí, é a temporada com mais estampa de onça dos últimos tempos, tem para todos os gostos!

O conteúdo continua após o anúncio

Se você é ligada em tendências, uma aposta certa é a calça com as pernas mais largas, a já famosa wideleg, a modelagem que fica entre a calça reta e a pantalona.

E a peça que está fazendo mais sucesso até agora é o colete. Os coletes são opções fáceis e instantâneas para colocar o look no clima do inverno e ainda são ótimos para trazer harmonia para a silhueta, disfarçando volumes no quadril ou servindo para alongar o corpo. Nesta temporada, os coletes de tricô estão roubando a cena, há diversas opções e podem ser usados desde um look mais casual composto de jeans e blusa de malha, até looks mais elaborados, com camisas de tecido e calça de alfaiataria.

Quanto aos acessórios, os principais são as echarpes, cachecóis epashminas, que podem ser usados de várias formas, com diversas amarrações, aliando a função de aquecer ao estilo.

Agora é a hora e a vez das botas! O coturno é o tênis do inverno, fica legal tirar do contexto e não usar somente com jeans, ou numa pegada mais rocker. Você pode brincar com looks mais clássicos, pois o coturno tem o poder de desencaretar o look numa pegada hi-lo, o jogo do leve e pesado que a moda adora. A bota clara é bem polêmica, pois chama muito a atenção, mas a bota branca e a versão off-white continuam por aí no radar fashion. Uma dica pra você que quer entrar na onda é combinar com peças mais claras na parte de baixo e evitar muito contraste, um look jeans délavé é uma boa opção para começar.

As botas curtinhas são curingas, e um truque de estilo que funciona bem é deixar as canelas de fora, dobrando a barra da calça ou usando com calças mais curtas. A bota over the knee, o modelo que termina acima dos joelhos, pode fazer o papel de uma meia, usada com saias e vestidos ou usada por cima de calças mais justas. Para ficar mais elegante, procure evitar muito contraste no tom da bota com a calça.

Além dessas dicas, anota aí aquelas peças que dão a cara do inverno: blazer, blusa de gola alta, casaquinho de tricô, casacos de pelúcia, jaqueta de couro, algum look de veludo.

E se você já tem o suficiente para se aquecer neste inverno, lembre-se de quem precisa de ajuda para não passar frio: várias instituições estão arrecadando agasalhos e cobertas. Ser solidário é a maior das tendências.

Ficha técnica:

Foto: Felipe Calixto

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia