Participantes transexuais e travestis que desejam ser identificados pela sua identidade de gênero já podem solicitar pelo atendimento social no Enem 2018. O pedido deve ser feito online, na Página do Participante até o dia 3 de junho.
Como solicitar o atendimento pelo nome social
O candidato deverá informar CPF, senha e o nome social a ser usado, além de anexar os seguintes documentos:
– Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
– Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação.
Em seguida, clique em “visualizar” e imprima o formulário de solicitação.
Fique ligado: Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.
Neste formulário o candidato pode ainda indicar qual tipo de sanitário deseja usar no dia do exame – masculino ou feminino. O atendimento pelo nome social no Enem começou em 2014, quando 102 pessoas usaram o nome social durante a aplicação da prova. Em 2015 esse número passou para 278 e, em 2016, para 407 e em 2017, 303.
Confirmação
O candidato deve consultar o andamento da solicitação na Página do Participante. Os pedidos que forem reprovados serão informados aos participantes por SMS ou e-mail para que nova documentação comprobatória seja apresentada dentro de cinco dias para avaliação.
Leia também:
Como saber se a minha inscrição do Enem foi confirmada?
Edital do ENEM 2018 já está disponível! Confira as novidades
Resultado dos pedidos de isenção para o Enem já está disponível
As inscrições para o Enem terminaram no último dia 18. Segundo o balanço realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram registrados mais de 6 milhões de inscritos. Em outubro, o Inep divulgará o cartão de confirmação da inscrição, com as informações sobre o local das provas.
Cronograma Enem 2018:
2 a 11 de abril – Solicitação de isenção da taxa de inscrição
23 de abril – Resultado do pedido de isenção
23 a 29 de abril – Recurso contra resultado do pedido de isenção
7 a 18 de maio – Inscrições
7 a 23 de maio – Pagamento da taxa de inscrição
28 de maio a 3 de junho – Solicitação de atendimento pelo nome social
4 de novembro e 11 de novembro – Aplicação das provas
Bolsas de estudo
Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece bolsas de estudo de até 60% de desconto nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento. Aproveite o segundo semestre e garanta a sua bolsa. Quer saber mais? Clique aqui!
Sugira uma pauta!
Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para redacao@cadernodoenem.com.br.