Ícone do site Tribuna de Minas

As universidades públicas que resistem ao Enem

Enem não 1
PUBLICIDADE

Quando chega ao Ensino Médio, o jovem fica condicionado a pensar em um único termo durante essa fase estudantil: o Enem.




É esse exame que servirá como porta de entrada para o estudante cursar a graduação dos seus sonhos, em uma universidade pública do Brasil.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Isso só é possível porque inúmeras instituições de ensino superior do país participam do Enem e aceitam a avaliação como o único processo seletivo para alunos que buscam por uma vaga nas melhores faculdades brasileiras.

A maioria dos estudantes de ensino médio estuda para aprovação em universidades públicas, através do Enem

 

PUBLICIDADE

Além de ser o principal veículo de acesso ao ensino superior, o Enem é considerado a garantia de participação de estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

PUBLICIDADE

Por esses motivos, Enem é o termo mais importante para a vida dos jovens estudantes do ensino médio.

 

Leia: Tudo sobre o Enem 2017

PUBLICIDADE

 

No entanto, existem algumas instituições que não utilizam o Enem como processo seletivo para o ensino superior.

 

PUBLICIDADE

Uma vez que a participação de universidades no Exame não é obrigatória, alguns estabelecimentos preferem realizar os vestibulares tradicionais.

 

 

 

Diversas universidades públicas optam por não participar do Enem.

 

 

Embora isso signifique mais uma preocupação aos estudantes – já que eles são forçados a se acostumar com mais de um estilo de exame – esses vestibulares também aumentam as chances de ingresso dos jovens ao ensino superior.

 

No caso do vestibulares, fica a critério das próprias faculdades estabelecer as datas e fases das provas, bem como o conteúdo exigido nas avaliações.

 

Faculdades que não aceitam o Enem

 

As concorridas universidades estaduais do Rio de Janeiro (UERJ) de São Paulo (USP) – exceto os cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional – são exemplos de instituições que não são adeptas ao Enem.

 

Leia também: Medicina da USP adere à política de cotas raciais e abre vagas para Enem/Sisu 2018

 

A Universidade de Brasilia (UnB), por sua vez, aderiu ao Enem apenas no início do semestre letivo. No meio do ano, a instituição realiza o vestibular próprio.

 

Universidade de Brasília (UnB)

 

 

Confira a lista de todas as universidades que não participam do Exame Nacional do Ensino Médio.

 

FEDERAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTADUAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile