Ícone do site Tribuna de Minas

Encceja 2017: inscrições gratuitas já estão abertas

encceja
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, nesta segunda-feira (7), as inscrições gratuitas para a edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( Encceja 2017 ).


PUBLICIDADE

Os interessados devem se inscrever somente pelo portal do Inep, até 18 de agosto.

PUBLICIDADE

O candidato deverá preencher o Questionário Socioeconômico (QSE) para efetivar a inscrição.

Já as pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens sob medidas socioeducativas que queiram fazer a prova precisam solicitar a realização do cadastro ao Responsável Pedagógico da Unidade Prisional ou Socioeducativa.

PUBLICIDADE

 

Para o Encceja 2017, o Inep espera a participação de 222.180 mil candidatos no ensino fundamental e de 815.731 de nível médio.

 

PUBLICIDADE

Quem pode participar do Encceja 2017?

Podem participar do Encceja os jovens com idade a partir de 15 (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio).

 

Mudanças na data de aplicação da prova

Na última sexta-feira (4), o Inep divulgou alteração no dia da realização do Encceja 2017. A avaliação, que seria aplicada no dia 8 de outubro, foi adiada para 22 de outubro.

PUBLICIDADE

Outra modificação está relacionada ao caderno de questões dos participantes que, ao contrário do que estava previsto, não poderá ser levado pelos candidatos após o término das provas.

As informações sobre as mudanças estão disponíveis na retificação do edital.

Em nota, o Inep afirmou que o objetivo é ajustar o dia da aplicação do Encceja ao cronograma das datas de realização dos demais exames e avaliações de responsabilidade do Inep, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PUBLICIDADE

Ainda segundo o Instituto, as mudanças garantirão o andamento, com segurança, de todas as etapas que compreendem a logística dos exames e avaliações do Inep.

Vale lembrar que o Encceja não era aplicado pelo governo Federal desde 2014, quando o Enem passou a ser o meio de certificar a conclusão do Ensino Médio.

 

Leia: Entenda o que muda com o Novo Ensino Médio

 

Como é a avaliação?

A prova é constituída de 30 questões de múltipla escolha para cada área (somando 120 itens) e mais a redação. As disciplinas são divididas assim:

a) Para o Ensino Fundamental:
– Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
– Matemática;
– Historia e Geografia;
– Ciências Naturais.

b) Para o Ensino Médio
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
– Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para ser aprovado e garantir o diploma, o candidato precisa acertar 50% do total de questões de cada área e mais 50% de êxito na redação.

 

Quais são os horários de aplicação das provas?

No dia 22 de outubro, as avaliações serão aplicadas na parte da manhã e à tarde da seguinte maneira:

– Manhã

 

 

– Tarde

 

 

 

Provas no exterior

O Encceja 2017 também será aplicado para brasileiros que residem em outros países e que ainda não concluíram um dos dois períodos estudantis.

As provas serão realizadas em locais como Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Ota), Holanda (Amsterdã).

 

Cronograma completo

Fonte: http://portal.inep.gov.br
Sair da versão mobile