A concretização do novo Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) e sua adoção como parte do processo seletivo de muitas universidades do país vem provocando mudanças significativas na metodologia e na rotina de ensino de muitos colégios e cursos preparatórios.
Isso porque, a partir de 2009, o Enem se firmou como um exame diferenciado, que avalia o desempenho dos candidatos por meio de questões que aplicam todos os conteúdos estudados à realidade dos alunos.
Fórmulas e a famosa “decoreba” saem de cena e dão lugar a questões de lógica, muita interpretação de textos e uma visão crítica e antenada sobre o mundo ao redor.
Por essas razões, ao longo desses anos, a relevância desse método de avaliação transformou o Enem também em um instrumento de acesso ao ensino superior através de programas governamentais e financiamentos estudantis.
Atualmente, prestar o Exame significa garantia de participação dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Programa Universidade para Todos (Prouni), além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Esses motivos confirmam a importância do Enem como porta de entrada para a realização do sonho da graduação em um curso superior.
Enem de cara nova
Depois de 7 anos sem mudanças em seu formato, a edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio sofreu alterações importantes. A principal está relacionada às datas de realização das provas.
Até 2016, as avaliações eram aplicadas em apenas um final de semana: sábado e domingo.
Neste ano, após a realização de uma consulta pública sobre o Exame, com a participação de mais de 600 mil pessoas entre os meses de janeiro e fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determinou a realização do Enem durante a tarde de dois domingos consecutivos no mês de novembro: dias 5 e 12.
Confira a lista com outras alterações e a comparação de como era e como será o Enem:
- – Não valerá como certificado do ensino médio: Nos anos anteriores, os alunos poderiam utilizar a nota da prova como certificado de conclusão do ensino médio. Com a mudança, adultos que desejarem ter o diploma do ensino médio deverão finalizá-lo de outras maneiras.
- – Mais critérios para isenção: Antes, apenas os alunos que concluíram ou cursavam o terceiro ano do ensino médio na rede pública podiam fazer a prova sem o pagamento. Na edição deste ano, as pessoas que tiverem cadastro no programa CadÚnico também terão direito à isenção.
- – Cadernos personalizados: Agora o aluno receberá um caderno com seu nome e um cartão de respostas específico. As últimas provas eram dividas em cadernos coloridos e as questões variavam dentro de cada uma dessas divisões.
- – Sem dados específicos: Diferente das provas passadas, não serão divulgadas publicamente estatísticas referentes às escolas, como rankings. Esses dados estarão disponíveis apenas para que as próprias instituições façam comparações.
Datas e provas do Exame:
O Enem é constituído de uma prova de redação – com a produção de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma problemática ligada à política, cultura ou sociedade – e quatro avaliações objetivas, compostas por 45 questões de múltipla escolha para cada uma das estruturas a seguir:
- – Ciências Humanas e suas Tecnologias: engloba as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia.
- – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: compreende as matérias de física, química e biologia.
- – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: integra os estudos de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes e educação física.
- – Matemática e suas Tecnologias: matemática.
No primeiro domingo de novembro (5), os participantes do Enem farão as provas de Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Redação, com 5h30 de duração.
Já no dia 12, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com o tempo de 4h30.
Como será o Enem para os sabatistas
Uma vez que as avaliações serão aplicadas aos domingos, os estudantes que seguem religiões sabatistas – ou seja, que poupam atividades aos sábados, até o pôr do sol – farão as provas junto aos outros alunos, sem diferenças de horário.
Vale lembrar que de 2009 a 2016 esses participantes ficavam isolados em salas de aulas de 13h (horário de Brasília) às 19h, quando finalmente eram autorizados a fazer as provas.
Os estudantes do Acre, por sua vez, ficavam nove horas aguardando o início do Exame por conta do fuso.
O que levar nos dias das provas
Os alunos que prestarão o Enem precisam ficar atentos quanto às documentações e objetos necessários à participação no Exame. A apresentação de um documento oficiai com foto e o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente são obrigatórios nos dias 5 e 12 de novembro.
A documentação que comprova e garante a presença dos estudantes no Enem pode ser:
Caso haja perda de um documento oficial com foto, o estudante deve apresentar nos dois dias do Enem um Boletim de Ocorrência (BO) emitido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias antes do primeiro domingo de prova (5 de novembro).
Também é permitido levar para os locais de avaliação água em um recipiente transparente e sem rótulo e alimentos de fácil acesso, como biscoitos, barras de cereal e chocolates.
Não é permitido no Enem
É muito importante se atentar quanto à lista de elementos que são proibidos no Enem. A presença deles nas datas das avaliações pode levar à eliminação do candidato.
Veja no quadro abaixo os itens não permitidos:
Não perca a hora!
Todos os estabelecimentos que aplicarem as provas do Enem terão os portões abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário oficial de Brasília.
Portanto, é fundamental que os candidatos compareçam aos locais das avaliações com antecedência para garantir a participação no exame.
Caso o estudante chegue após às 13h, ele será automaticamente eliminado da prova. Essa regra vale para os dois domingos de aplicação.
Veja o cronograma do Enem para administrar melhor seu tempo (arte-Amanda):
- 12h – Abertura dos portões
- 13h – Fechamento dos portões
- 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
- 13h30 – Início das provas
- 19h – Término das provas do dia 5/11
- 18h – Término das provas do dia 12/11
App do Enem
Ansiedade é o sentimento que afeta os estudantes não só no período que antecede a prova, mas também após a realização do Enem.
A espera pela divulgação dos resultados gera expectativa, já que o desejo dos candidatos em saber seu desempenho nas avaliações é enorme.
Com o intuito de ajudar a reduzir a tensão dos estudantes e facilitar o acesso às informações sobre etapas do exame e seus resultados, o Inep disponibilizou o aplicativo Enem 2017.
O dispositivo é gratuito e oferece ferramentas para que os participantes tenham acesso, por exemplo, aos cadernos de questões e verifiquem os temas abordados em cada prova.
O aplicativo ainda traz um painel com as respostas às perguntas mais frequentes, para quem deseja tirar as dúvidas mais rapidamente.
A novidade deste ano é o espelho da redação e a seção de notícias com acesso liberado ao público. Esta última função permite que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exijam login do candidato.
O app está disponível para downloads nos sistemas operacionais Android e iOS.
Para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar o dispositivo direto da loja de aplicativos do próprio celular (Google Play e App Store) e confirmar se o nome do desenvolvedor é o Inep.
Quando sai o resultado do Enem?
A divulgação do Enem está prevista para janeiro de 2018. Todas as informações estarão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo do Exame.
Para que o candidato consiga visualizar suas notas é preciso que ele tenha em mãos o número de seu CPF.
Vale lembrar que o desempenho dos alunos nas avaliações servirá como porta de entrada a diversas universidades públicas e privadas do Brasil.
Se você é um dos participantes do Enem, ainda há tempo de se preparar para o exame. A fim de auxiliar seus estudos, o Caderno do Enem disponibiliza diversos materiais didáticos, como ebooks e apostilas, que podem te ajudar nessa maratona.
Mantenha o foco e boa sorte!