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Vinho para Fortalecer os Relacionamentos Profissionais

Por Etiene Carvalho

06/05/2020 às 14h50 - Atualizada 06/05/2020 às 14h50

Curso de Vinho exclusivo para clientes da Messem Investimentos
Curso de Vinho exclusivo para clientes da Messem Investimentos –

Recentemente fui contratada pela Messem Investimentos – melhor empresa de investimentos do Brasil em 2019 –  para ministrar uma aula on-line de “Como Degustar Vinhos” para alguns de seus clientes. O convite partiu da assessora de investimentos Ana Célia Furtado, que identificou que o vinho é um dos principais hobbies das pessoas para as quais presta consultoria. O evento reuniu 12 pessoas em uma sala virtual da Zoom e durou cerca de 1h20min. Juntos degustamos um vinho escolhido por mim que foi  enviado para cada cliente pela Messem. A iniciativa teve tanto sucesso que em breve será repetida!

Messem Investimentos

A verdade é que quando o assunto é o estreitamento das relações comerciais, o vinho é, sem dúvidas, uma excelente maneira de agradar. Um almoço ou jantar regado a um vinho de qualidade, o envio de uma cesta de happy hour com a bebida, um vinho personalizado (com uma mensagem especial na capa ou no rótulo da garrafa de vinho), uma assinatura mensal de um clube de vinhos ou até mesmo uma aula/degustação com um especialista são algumas maneiras de agradar.

Vinho: um excelente presente sempre
Vinho: um excelente presente sempre para estreitar os relacionamentos comerciais

O mais interessante é que não existem regras rígidas quando o assunto é presentear alguém com vinho no mundo dos negócios. Qualquer ocasião, portanto, pode ser indicada:

– Lançamento de um novo produto

– Assinatura de novos clientes

– Conclusão de um negócio

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– Reconhecimento de Clientes Especiais

– Prêmios de desempenho

– Reconhecimento de um grande fornecedor

– Posse em algum cargo especial

O fato é que, nos dias de hoje, o vinho é considerado uma demonstração apropriada de gratidão entre os parceiros de negócios e tornou-se uma tendência que adiciona uma nova dimensão às relações comerciais.

Acessórios para vinho

Portanto, se você deseja incentivar um relacionamento corporativo de longo, médio ou até curto prazo, envie vinho ou ofereça alguma ação e/ou acessórios ligados a ele! Com certeza, seus parceiros e clientes ficarão muito agradecidos com o presente e você terá fortalecido e solidificado uma relação comercial valiosa.

Etiene Carvalho

Etiene Carvalho

Etiene Carvalho é jornalista, especialista em Comunicação Digital pela Universidad de Alcalá (Espanha). Nível 3 Wine and Spirits Education Trust (WSet), Especialista em Vinhos da Califórnia (CWAS) e Sommelier Avançado Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori (Fisar).

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