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5 Dicas para otimizar campanhas com o Google Analytics

Saiba como otimizar suas campanhas com o Google Analytics através de estratégias que o ajudarão a alavancar seu negócio e bater suas metas de venda.

Por Diogo Garcia

11/01/2018 às 16h15 - Atualizada 11/01/2018 às 16h15

Uma das maiores vantagens de otimizar campanhas no Google Analytics é a gama de possibilidades de análise que ele leva à empresa.

Através dessa poderosa ferramenta, é possível mensurar os resultados de qualquer canal que tenha levado visitantes ao seu site.

Saiba mais em “Identifique a origem dos seus acessos com o Google Analytics“.

Sendo assim, as análises podem ser feitas separadamente, fornecendo dados que comprovem quais desses canais estão surtindo maior efeito.

Você já aprendeu como medir o sucesso de uma campanha através dos KPI’s, agora é hora de usar esse conhecimento para melhorar as entradas do fluxo, focando onde o retorno está sendo maior e de melhor qualidade, gerando um relatório geral do tráfego do seu site.

Leia também:

O que são KPIs e porque eles são essenciais para sua empresa

Determine os melhores KPIs de acordo com seus objetivos.

Descubra como otimizar campanhas no Google Analytics

Tenha o Adwords como forte aliado

Uma das maneiras de otimizar campanhas no Google Analytics é trabalhar em conjunto com um uma forte ferramenta: o Adwords, fazendo com que os relatórios tornam-se completos, abrangendo todos os níveis e dando uma visão geral do que está acontecendo durante o processo.

Saiba mais em:

Guia rápido: como funciona o Google Adwords

Adwords: criando campanhas eficientes para qualquer segmento.

Como já falamos aqui, é possível identificar a origem dos seus acessos com o Google Analytics. Além disso, também é possível analisar com maiores detalhes, o público a ser atingido, principalmente quando falamos de trabalhar com remarketing, uma estratégia bastante utilizada atualmente.

Pois, ao segmentar o alvo, é possível criar peças e conteúdos específicos para agregar valor à marca, oferecendo conteúdos relevantes e focados nos perfis encontrados.

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Configure suas metas e acompanhe o fluxo dos seus visitantes

É preciso saber qual o número de conversões que suas campanhas estão gerando para o site. Cada dado pode entrar nas suas análises, seja pelas visualizações de vídeos, preenchimento de formulários ou o tempo de permanência em determinada página.

Além disso, suas avaliações servem para identificar as brechas que fazem com que o seu possível cliente desista da compra em momentos distintos, focando sempre nas melhorias possíveis para que a conversão seja efetivada.

Saiba mais em: Como analisar o retorno do meu site?

Identifique o desempenho das suas campanhas sazonais

Muitas vezes algumas empresas cometem o erro de basear suas metas e objetivos em anos anteriores, mas esquecem que alguns períodos demandam campanhas sazonais.

Ficar atento a datas como dia das mães, carnaval e páscoa, por exemplo, para que os mesmos (ou novos) erros não sejam cometidos. É extremamente necessário que novas estratégias sejam lançadas, observando corretamente os pontos fracos e fortes de campanhas anteriores e até mesmo de campanhas que coincidam com as datas de pico nos negócios.

Analisar sua persona e o comportamento dela no ano anterior abre caminhos para campanhas capazes de atingir os resultados esperados.

Faça experiências com teste A/B

Mas o que é isso? Talvez seja a principal pergunta daqueles que ainda não estão familiarizados com a forma de otimizar campanhas no Google Analytics. Mas não se preocupe, é mais simples do que parece.

Os teste A/B nada mais são do que a criação de landing pages diferentes com um mesmo objetivo, sendo assim, o Google Analytics irá gerar relatórios de acordo com as visitas realizadas, dando à você informações sobre qual layout e comunicação serão capazes de atrair mais visitantes.

Mas, lembre-se de fazer uma alteração de cada vez, além de criar um objetivo, pois, só assim é possível analisar o que foi efetivo para sua campanha.

Crie relatórios personalizados

Mesmo que existam muitos concorrentes diretos ou secundários, cada empresa é única. Suas metas e objetivos são traçados única e exclusivamente para focar nos seus negócios.

Obtenha relatórios diários, semanais ou mensais, do modo que julgar necessário para o acompanhamento das suas métricas dentro de determinada campanha. É através desses dados que você conseguirá obter sucesso e os resultados esperados.

Confira também nosso infográfico sobre “As melhores ferramentas para mensurar resultados”.

Defina qual é o propósito do seu site, utilize o Google Analytics da melhor maneira e saiba como chegar o mais próximo possível dos problemas das suas personas. As métricas irão te ajudar a mensurar os resultados, e traçar caminhos que levarão te ao sucesso, alavancando cada vez mais suas vendas.

Na dúvida, conte com a gente para te ajudar.

QUERO FALAR COM UM DOS CONSULTORESAté a próxima!

Diogo Garcia

Diogo Garcia

Sou empreendedor digital desde 2008, a frente de empresas como o portal de conteúdo educacional Ecaderno.com, a agência de marketing digital Grupo Emídia e o site de bolsas de estudo To de Bolsa. Um incansável estudioso das estratégias de marketing digital e vendas online e que acredita que este é o caminho para as empresas prosperarem. O digital não é o futuro, é o presente !



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