Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Lombo de Jaleco – receita que faz sucesso aqui em casa

Participei de um jantar virtual nesta quarentena, convidada pelos amigos Marcélio Guilherme (@marcelioguilherme), Rodrigo (rodrigobering), Patrice (@casadatice), Flaviana (@namesadanana) e a Chef Juliana Araújo (@julianaaraujogastronomia), e preparei este Lombo de Jaleco como prato principal e a receita está aqui. Os outros pratos você confere nas minhas redes sociais.

Por Claudia Figueiredo

31/07/2020 às 09h17 - Atualizada 31/07/2020 às 09h17

Se tem uma receita que faz sucesso aqui em casa é o Lombo de Jaleco. É uma adaptação minha para o já tradicional lombo de porco, comida de tradição mineira de lamber os beiços.

Mas antes da receita, que tal você começar a nos seguir nas redes sociais. Escolha a sua favorita (pode ser em todas também), clicando em cima de cada uma, que você será direcionado, daí é só me seguir no Facebook, Instagram e Youtube.

Agora, vamos à receita!!!

Lombo de Jaleco

Ingredientes

1,3 kg de lombo de porco

200 ml de vinho tinto (o resto da garrafa pode beber)

2 colheres de sopa de mostarda amarela

1 colher de sopa rasa de sal

1 colher de sopa de shoyo

3 folhas de louro

O conteúdo continua após o anúncio

1 anis estrelado

Para encapotar, tiras finas de bacon

Cerâmica cedida pelo Atelier Adriana Lopes

Modo de Preparo

Tempere o lombo de véspera e deixe-o descansando na marinada, na geladeira, virando-o uma vez para que todos os temperos penetrem.

No dia seguinte, tire-o da marinada, coloque-o em uma tábua com o lado da gordura para cima e envolva-o com várias de bacon, até cobrir todo o lombo.

Forre uma assadeira com papel alumínio e, por cima, coloque rodelas de cebola, forrando todo o fundo. Isso vai servir para que o lombo não queime, além de proporcionar um bom caldo.

Transfira o lombo envolvo com as tiras de bacon para a assadeira, de modo que ele fique em cima das cebolas. Coe a marinada e derrame por cima de todo a carne.

Leve para assar em forno pré aquecido a 200º, coberto com papel alumínio (parte fosca para fora). Tome cuidado para o papel alumínio não grudar no bacon. Deixe um espaço entre eles. Deixe a carne no forno, 30 minutos. Depois deste período, retire o papel alumínio e deixe mais 20 minutos até dourar, regando de vez em quando com o caldo que se formou na assadeira.

Depois de assado, deixe a carne descansar 15 minutos antes de fatiar.

Enquanto isso, prepare um molho para acompanhar a carne. Coe o caldo que se formou na assadeira, acrescente uma colher de sobremesa rasa de amido de milho e leve ao fogo para engrossar. Prove o sal.

Decorei com carambola fatiada que também pode ser comida, trazendo um pouco de acidez para o prato.

Sirva com uma farofa e bom apetite!

Cerâmica cedida pelo Atelier Adriana Lopes

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia