Bolinha de Queijo Canastra Super Fácil

Em nossa viagem pela Serra da Canastra, em Minas Gerais, aprendemos mais sobre o famoso Queijo Canastra e adaptamos uma receita fácil de bolinha de queijo. No lugar de Mozzarella, inserimos o Canastra. Ficou maravilhoso. Vem ver.

Por Claudia Figueiredo

Olá, pessoal,

quem nos acompanha aqui soube de nossa viagem pela Serra da Canastra. Foram 10 dias de passeios incríveis, conhecendo os produtores do famoso Queijo Canastra. Mas, engana-se quem pensa que Queijo Canastra é tudo igual. Embora o modo de fazer seja o mesmo em todas as fazendas, os vários processos de maturação e o terroir de cada fazenda fazem com que cada queijo seja único.

Em nossos próximos posts, vamos mostrar nossas visitas a algumas fazendas. Você vai conhecer histórias de pessoas que se dedicam a propagar a cultura gastronômica do queijo mineiro feito com leite cru. O início desta viagem gastronômica você pode conferir aqui.

Hoje, estamos ensinando uma receita de Bolinha de Queijo Super Fácil, com Queijo Canastra, claro.

E aí, gostou? Muito fácil de fazer, né. Segue aqui, a receita completa:

Ingredientes
. 500g de queijo Canastra ralada
• 3 colheres de parmesão ralado
• 1 ovo levemente batido
• 1/2 colher (chá) de orégano (mais ou menos a gosto)
• 1/2 xícara de farinha de trigo
• Farinha de rosca para empanar
• Óleo para fritar

Modo de Preparo:
Em um recipiente misture o queijo Canastra ralado, o parmesão, o ovo, o orégano e a farinha de trigo amassando bem com as mãos até que tudo se incorpore bem e forme uma massa uniforme e macia.
Faça bolinhas com as mãos e passe-as pela farinha de rosca cobrindo totalmente.
Aqueça bem o óleo.
Coloque 4 a 6 bolinha por vez para fritar até que estejam douradas.
Depois que o óleo estiver no ponto, mantenha a chama do fogo entre média e baixa, assim seu bolinho frita por fora e fica bem derretido por dentro.
Bom apetite.

Se não tiver o queijo canastra, pode substituir pela mozzarella.

Um beijo, um brinde e até a próxima.

 

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também