Entrada de Berinjela harmonizada com Cerveja Antuérpia Eugênia

Voltamos de Petrópolis, na Região Serrana Fluminense, com algumas novas experiências gastronômicas na memória. Experimentamos dois pratos à base de berinjela e tentamos reproduzir no nosso espaço Gastrô com Amor.

Por Claudia Figueiredo

22/11/2017 às 11h52 - Atualizada 22/11/2017 às 11h52

Voltamos de Petrópolis, na Região Serrana Fluminense, com algumas novas experiências gastronômicas na memória. Experimentamos dois pratos à base de berinjela e tentamos reproduzir no nosso espaço Gastrô com Amor. Uma receita é do Bourdeaux Ipiranga (Berinjela recheada com tomate seco, manjericão e geleia de tomate) que mostramos aqui e outra do Solar do Império (um drink de boas vindas à base de berinjela).

Testamos algumas versões até chegar a algo mais próximo das criações dos chefs Luciano Amaral e Bertrand Materne, respectivamente. Seguem aqui harmonizadas com a deliciosa cerveja Eugênia da Cervejaria Antuérpia em parceria com o Garagem Gastrobar, do Chef Pablo Oazen que está arrasando no MasterChef Brasil Profissionais, na Band.

A Antuérpia Eugênia é uma Witbier com pitanga. Esta cerveja artesanal é bem refrescante, ideal para os dias de alta temperatura, com espuma cremosa, aroma suave e com destaque ao sabor de pitanga e acerola na boca. Ela harmoniza, por semelhança, com a acidez do tomate e do azeite no prato.

Drink de boas vindas de Berinjela

Nossa Versão
Criação do Chef Bertrand Materne

Ingredientes

1 cebola em rodelas

1 colher de sopa de azeite

3 berinjelas em cubos com a casca

suco de 1 limão

sal à gosto

cebolinha verde picada

nozes picadas à gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola no azeite, acrescente a berinjela e refogue também. Acrescente água e sal à gosto e deixe cozinhar. Bata tudo com um mixer ou no liquidificador até virar um creme ralo. Acrescente o suco de limão aos poucos até atingir a acidez desejada. Sirva morno acompanhado com cebolinha picada e decore com nozes (substituindo o torresminho). É bem mais saudável e funcional.

O conteúdo continua após o anúncio

Entrada de Berinjela

Fotos: Claudia Figueiredo

Ingredientes:
2 berinjelas médias

12 fatias finas de moçarela de búfala

12 pedaços de tomate seco (a depender da berinjela, você pode precisar de mais ou menos)
1 ramo de manjericão fresco

Tomate cereja para decorar
Azeite a gosto


Modo de Preparo
Lave bem as berinjelas e corte-as em fatias finas, no sentido do comprimento;
Conforme for cortando as fatias, vá colocando em um recipiente com água e cerca de 1 colher de sopa de sal
Escorra bem as fatias, com cuidado
Vá acomodando as fatias de berinjela uma ao lado da outra, em cima de uma tábua ou outra superfície lisa

Coloque por cima de cada fatia de berinjela, uma fatia de moçarela de búfala, depois o tomate seco e, por fim, folhinhas de manjericão;
À medida que for recheando, vá enrolando os rolinhos um a um;
Transfira os rolinhos para uma travessa, decore com tomate cereja, regue com azeite, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora.

Sirva com a Cerveja Antuérpia Eugênia.

Siga-nos no Facebook e Instagram e visite nosso site.

Teremos opções de cardápio para o Natal.

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia