Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Documentário explora identidade cervejeira de JF

Jornalista e instagrammer na área de cervejas artesanais, Mari Pena, lança nesta terça, o doc que tem incentivo da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura

Por Claudia Figueiredo

21/01/2019 às 15h07 - Atualizada 21/01/2019 às 17h46

Siga @claudiafigueiredojf

@gastrocomamor

Quem vive em Juiz de Fora, ou visita a cidade, certamente já teve a oportunidade de certificar a excelência da cerveja produzida por aqui. Depois de livros e blogs contando a relação da cidade com a cerveja, agora chegou a vez do documentário “Além do Malte: Cultura, Cerveja e História em Juiz de Fora” resgatar esta identidade.  A jornalista e instagrammer na área de cervejas artesanais, Mari Pena, lança nesta terça, dia 22, o doc que tem incentivo da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

Tudo começou após uma viagem de intercâmbio da jornalista para Londres, onde criou o blog “80 dias, 80 pubs”. Ao voltar para Juiz de Fora, ela se reuniu com o casal Daniel Dias e Karinny Gréggio, também interessado no sabor das artesanais, para buscarem as respostas sobre a cerveja em Juiz de Fora. Ao longo de quatro anos de pesquisa e dois anos de gravação nas cervejarias da cidade, surgiu o projeto, que teve como objetivo apresentar a cultura local através da história deliciosa da cerveja na região.

Foto: Daniel Dias – Cervejaria Barbante

O documentário busca aspectos culturais, econômicos e históricos para explicar qual o diferencial da cidade mineira na produção cervejeira do país. Alguns dados fazem com que o tema seja relevante e mereça representatividade. A cerveja é uma das bebidas mais antigas da humanidade – arquivos indicam que já tenha mais de 8.000 anos; algumas das primeiras cervejarias do Brasil estão em Juiz de Fora e têm grande relação com a imigração germânica e holandesa. A cidade possui ainda a única igreja que produz cervejas fora da Europa e, atualmente, muitas cervejas premiadas.

O conteúdo continua após o anúncio

A bebida também é um forte negócio. Existem mais de 120 estilos certificados no mundo e o mercado das cervejas premium vem crescendo mais do que o mercado das convencionais. Em Juiz de Fora, o número de cervejarias certificadas já ultrapassa uma dezena; e, os caseiros, já são mais de uma centena.

Foto: Daniel Dias – Com o Cervejeiro Caseiro Sandro Massafera

Por englobar turismo, gastronomia, diferentes formas de produção, economia, história, arte e design, a cerveja se apresenta como um importante produto cultural e vem se consolidando como a identidade juiz-forana que, por muito tempo, foi reconhecida como polo industrial e têxtil.

Foto: Daniel Dias – Cervejaria Barbante

O evento de lançamento do documentário “Além do Malte: Cultura, Cerveja e História em Juiz de Fora”, gravado entre 2015 e 2017, será no dia 22 de janeiro, terça-feira, no novo salão do Hotel Green Hill.  Estarão presentes os cervejeiros, a imprensa local, influenciadores, convidados da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, e demais interessados em saber mais sobre a história das cervejas artesanais na cidade. O evento contará ainda com uma exposição do projeto “Memórias JF”, cuja pesquisa para a coleção foi inspirada nas cervejarias desde a chegada dos germânicos na cidade. O documentário tem cerca de 50 minutos e, após a sua exibição, será realizado um saboroso networking entre o público participante e as cervejarias locais.

Ouça a entrevista concedida a jornalista Claudia Figueiredo, no programa Espaço Gourmet, na Rádio CBN JF.

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor e por encomenda. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". Blogueira do www.gastrocomamor.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia