Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Macramê: a moda dos nós

O macramê voltou e, depois da decoração, chegou também no vestuário

Por Patrícia Alvim

15/03/2020 às 06h58 - Atualizada 13/03/2020 às 21h20

Uma das técnicas de tecelagem manual mais antigas do mundo, o macramê está de volta e com força total! O macramê é uma técnica de tecer fios com os dedos, a partir da formação de cruzamentos e fechamentos por nó. Surgida na cultura árabe, conquistou a Península Ibérica e chegou ao Brasil por meio dela, tornando-se uma das manualidades mais conhecidas. A técnica é particularmente amada por dar este efeito de tranças, redes e fios compridos.

Com quantos nós se faz macramê? Bem, se contarmos só com os básicos, são quatro. Depois, é repetir, misturar, entrelaçar e sobrepor sem grandes limitações. O que começou por peças essencialmente decorativas, hoje, já pode encontrar-se em vários formatos, desde suportes para plantas, pufes, bijuteria, roupa e acessórios de mobiliário. O macramê entrou diretamente nos catálogos de casas de sonho e com ele a vontade de aprender a técnica. São vários os tutoriais de “DIY- Do it Yourself” que podemos encontrar pela internet. A técnica é simples mas é preciso imaginação e algum jeito, mas se não for o caso, o melhor mesmo é comprar um já pronto.

Para quem queira algo inovador, único, com um design mais cuidado e na medida, são várias as marcas que se dedicam exclusivamente a essa arte. É o exemplo da Rayadecor que trabalha com peças feitas artesanalmente. As peças dão um ar rústico ao ambiente com um toque boho. Para Joy Costa, empreendedora e idealizadora da marca, atualmente as pessoas estão valorizando mais o que é feito à mão em relação ao produto industrializado. Ainda para Joy, “a gente tem vivido em uma época em que o cliente está buscando mais conexão e encontro consigo mesmo e acredito que o macramê vem muito forte por conta disso. Tenho percebido uma busca pelo autoconhecimento e a necessidade de as pessoas verem sua personalidade, seja na moda ou no ambiente, e o macramê carrega muitas simbologias nesse sentido”.

Seja no vestuário ou na decoração, se você procura algo único, com um design diferenciado e que represente sua essência, aposte em peças de macramê. Já estamos apaixonados por essa arte!

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha Técnica:
Fotos: Acervo Rayadecor (@rayadecor)

Patrícia Alvim

Patrícia Alvim

Sou graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuei como modelo e apresentadora do programa Panorama Revista, veiculado na TV Panorama, hoje TV Integração (Rede Globo). Ministro cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produzo desfiles, catálogos e editoriais de moda para revistas. Ainda comando e apresento o programa "Moda e Estilo", veiculado na Rádio CBN. Além de escrever para a coluna "Moda e Estilo" inserida no jornal Tribuna de Minas. Sou empresária, diretora de uma agência de modelos e ainda possuo várias plataformas de mídias como Site, Instagram e Fanpage, todas com sucessos recordes de visitações e likes. Outro produto, é a Revista Patrícia Alvim, que está na quarta edição.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia