Tópicos em alta: chuva / cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Rosto: seu cartão de visita -cuide da sua pele

Neste artigo, daremos dicas de produtos e cuidados para manter a pele do seu rosto bonita e bem cuidada. Confira!

Por Saliza Serodio

17/01/2020 às 18h03 - Atualizada 17/01/2020 às 18h03

Ter uma boa aparência não é apenas uma questão de vaidade. É uma questão de qualidade de vida, e qualidade de vida é bem-estar. Um dos segredos para ter uma boa aparência é ter um rosto bonito e saudável, afinal, seu rosto é seu melhor cartão de visita.

O rosto humano é coberto por pele, e a pele, como todos os demais órgãos do corpo humano, é composta de células, as quais morrem após certo tempo. Ao morrerem, as células da pele não são eliminadas, de modo que nosso rosto acumula diversas camadas de pele morta. O resultado é a aparência da face envelhecida, o que, somado à oleosidade de alguns tipos de pele, o que pode tornar a situação ainda pior.

Rotina diária e produtos

Crie, você mesma, a sua rotina diária, esteja atenta às dicas

Seguir uma rotina diária de cuidados com a pele pode parecer trabalhoso, mas os benefícios fazem esse trabalho valer muito a pena. Estes 5 ou 10 minutinhos que você reserva para seguir sua rotina de cuidados vão fazer toda a diferença na saúde e na aparência da sua pele. Você pode fazer desse ritual um momento para relaxar o corpo e a mente.

Vale lembrar que a sua rotina de cuidados com a pele deve se adaptar à sua vida e ao seu dia a dia, não o contrário. Sinta-se livre para fazer qualquer ajuste. Você pode tirar e colocar produtos e passos, seguir alguns passos só durante parte dos dias da semana, ou fazer a rotina completa só uma vez ao dia. VOCÊ É LIVRE.

1. DEMAQUILANTE

Se você estiver usando maquiagem, o primeiro passo da sua rotina de cuidados com a pele deve ser remover o make por completo.

2. LIMPEZA

A limpeza remove impurezas e qualquer excesso de oleosidade, deixando a pele pronta para absorver os demais produtos.

Use uma quantidade pequena (mais ou menos o tamanho de uma moeda de 10 centavos) do sabonete de limpeza indicado para o seu tipo de pele:

Pele oleosa ou mista: experimente usar um sabonete em gel. A textura desse tipo de sabonete é mais leve do que a dos sabonetes comuns, o que torna ele ideal para a pele com excesso de oleosidade.

Pele normal ou seca: use uma espuma de limpeza facial, assim você vai conseguir limpar a pele sem deixá-la ressecada. Você também pode fazer a limpeza da pele usando um pedaço de algodão umedecido com água micelar.

Misture um pouquinho de água e esfregue as palmas das mãos uma na outra até que o sabonete vire uma suave espuma. Passe essa espuma por todo o rosto com movimentos circulares. Enxágue com bastante água e seque pressionando uma toalha limpa e macia sobre o rosto.

Se o seu sabonete for um pouco mais abrasivo, evite lavar a região dos olhos e ao redor da boca com ele. Essas áreas tendem a ser mais ressecadas (mesmo em quem tem pele oleosa!), e ao lavar estas áreas com um sabonete de limpeza profunda, você pode retirar a pouca e muito necessária oleosidade destas regiões.

3. TÔNICO

O tônico reequilibra o pH da pele, que pode ser alterado pela maquiagem, pela poluição e por todas as impurezas que entram em contato com a pele diariamente. Além disso, o tônico remove qualquer vestígio de make e impurezas que o sabonete não conseguiu retirar.

Para aplicar o tônico, umedeça um pedaço ou disco de algodão e passe-o por todo o rosto, evitando a região dos olhos. Prontinho!

Dica: depois de lavar o rosto ao acordar, opte por um tônico hidratante. Se você seguiu sua rotina de cuidados na noite anterior, sua pele já está bem limpa. Um tônico suave já dá conta do recado! Na sua rotina noturna, você pode usar um tônico adstringente. Ele vai fazer uma limpeza mais profunda, removendo a sujeira acumulada na pele durante o dia.

 

4. CREME PARA A ÁREA DOS OLHOS

A área abaixo do olhos tende a ser mais ressecada, por isso, é importante usar um creme especial para esta região. Aplique uma pequena gota do produto e espalhe dando leves batidinhas na área abaixo dos olhos. Espere alguns segundos até que o creme seja absolvido e só então continue com sua rotina de cuidados.

5. SÉRUM

O sérum é um produto altamente concentrado, que deve ser aplicado diretamente sobre a pele limpa, ou seja, após o uso do sabonete e do tônico. Sua textura fina garante uma melhor penetração do produto, o que aumenta a eficácia de seus ativos. Sérums com efeito clareador, corretor de imperfeições, antissinais e firmador são apenas algumas opções deste produtinho maravilhoso. Você pode aplicar algumas gotas do seu sérum preferido por todo o rosto, fazendo uma leve massagem.

6. HIDRATANTE

O hidratante ajuda a repor a água e os nutrientes da pele, melhorando tanto o aspecto quando a saúde do seu lindo rostinho. Para um melhor resultado, escolha um hidratante facial próprio para o seu tipo de pele:

Pele oleosa ou mista: use um hidratante do tipo gel-creme. Esse tipo de hidrante é mais leve e facilmente absorvido pela pele, o que ajuda a evitar aquele aspecto grudento ou oleoso.

Pele normal ou seca: use um creme hidratante mais intenso. Produtos em creme são ideais para peles ressecadas. Eles vão ajudar a manter a pele hidratada o dia todo!

Comece espalhando uma pequena quantidade de hidratante por todo o rosto. Você deve sentir que toda a região está levemente umedecida. Se achar necessário, aplique um pouco mais até conseguir esse efeito. Espalhe o hidratante até que ele seja completamente absorvido. Aproveite para fazer uma massagem no rosto e curtir esse momento que é todo seu!

7. HIDRATANTE LABIAL

Os lábios muitas vezes só são lembrados na hora de aplicar o batom, mas saiba que a pele dos lábios é muito delicada e merece cuidados especiais. Para garantir lábios hidratados e macios, experimente incluir um protetor labial hidratante. Você pode reaplicar sempre que achar necessário.

8. PROTETOR SOLAR

O protetor solar deve ser usado todos os dias, faça sol ou faça chuva, devendo ser o último passo da sua rotina de cuidados diários. Ele te protege contra os raios UVA e UVB, agindo como um escudo entre a sua pele e os efeitos nocivos destes raios solares.

O conteúdo continua após o anúncio

Aplique o protetor solar por todo o rosto. Lembre-se de aplicar o produto abaixo dos olhos com movimentos bem delicados e suaves.

Dica: escolha um protetor solar específico para rosto. Os protetores solares faciais são mais leves e mais adequados para esta área.

 

Como escolher produtos para a pele?

Tenha cuidado ao escolher os produtos para sua pele
Tenha cuidado ao escolher os produtos para sua pele

Na hora de escolher os produtos da sua rotina diária, opte por aqueles adequados para o seu tipo de pele. Assim, você não corre o risco de deixar a pele desequilibrada, com oleosidade ou ressecamento excessivos.

Dê preferência aos produtos não comedogênicos, pois eles não obstruem os poros. Isso ajuda a prevenir o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, sempre que possível, opte por produtos que sejam livres de óleos (oilfree). Devido à sua textura leve, estes produtos geralmente são absorvidos pela pele com mais facilidade.

Como lidar com as mudanças da pele

Vale lembrar que a pele pode mudar ao longo do ano, devido às mudanças climáticas. Por exemplo, sua pele pode ser super oleosa durante o verão e seca durante o inverno, ou vice-versa. Ela também pode mudar ao longo dos anos, ou seja, uma pele normal aos 20 anos pode se tornar oleosa aos 25. Portanto, é muito importante prestar atenção em como sua pele está, e sempre levar estas mudanças em consideração na hora de escolher os produtos.

 

Pele e alimentação

Peixes e limão: alimentos que fazem bem para a pele do rosto, invista

Os alimentos para uma pele perfeita são, principalmente, as verduras, os legumes e as frutas, porque são ricos em antioxidantes, que protegem as células contra os radicais livres.

Confira a seguir uma lista com 5 alimentos:

Amora

Ajuda a produzir colágeno. Também são ricas em antioxidantes, eficientes no combate ao envelhecimento.

Aveia

Rica em vitamina B, a aveia auxilia na beleza e tem poder de hidratação.

Limão

Por ser uma ótima fonte de vitamina C, é capaz de proteger a pele dos radicais livres.

Gengibre

Minimiza sinais de envelhecimento e ajuda no clareamento e tonificação.

Cenoura

Revitaliza o rosto e potencializa o bronzeado.

Peixes

Graças aos seus ácidos graxos ômega-3, a sardinha, o atum e alguns outros tipos são fundamentais para manter os poros claros e hidratados.

 

Leia também: Skincare é tudo! Saiba como inseri-lo em seu dia a dia e procedimentos para complementá-lo

Saliza Serodio

Saliza Serodio

Saliza Serodio, 30 anos, formada e atuante na área da estética e imagem pessoal no mercado de Juiz de Fora há quase 10 anos. Proprietária da clínica Corpo S/A, busca desenvolver um trabalho que auxilie no desenvolvimento de melhorias na saúde e bem estar, entendo que esses pontos impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia