Covid-19: Qual o impacto da pandemia na saúde mental de grávidas, mães recentes e bebês?

Especialistas dizem que a pandemia tem gerado elevados níveis de ansiedade nas grávidas

Por Jeanne Carvalho

anh nguyen v NBXj3Yv5o unsplash

 

Uma em cada cinco mulheres sofre de perturbações mentais na gravidez ou durante o primeiro ano de vida do bebê. Um estudo, liderado por Portugal e Espanha, quer compreender os efeitos da pandemia.

Os números são conhecidos e um sinal de alerta nos tempos de pandemia que o mundo atravessa: nos países europeus, entre 10 a 15 % das mulheres sofrem de depressão durante período perinatal (da gravidez até ao primeiro ano de vida do bebê), aumentando o risco de parto prematuro, a redução da ligação mãe/bebé e atrasos no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, que podem persistir na infância.

Na situação atual, este risco é acrescido. “Há uma quebra de expectativas daquilo que seria o ideal para um momento de muita alegria, mas que por si só gera já muitas dúvidas e incertezas”, explica Ana Mesquita, investigadora principal da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e coordenadora do estudo internacional “As experiências perinatais durante a pandemia.

A pandemia gera níveis de ansiedade muito grandes nas mães. Se considerarmos que alguma população já é de particular risco, e que há situações como a perda do emprego que se podem acumular, há um agudizar deste cenário. Se pensarmos que quase 20% das mulheres pode passar por situações de perturbações de saúde mental na gravidez e pós-parto, numa situação em que o risco aumenta podemos ter quadros muito significativos de perturbação”, defende Ana Mesquita.

O primeiro inquérito do estudo  está disponível desde 29 de junho, decorre ao longo dos próximos dois meses e podem participar grávidas ou mães com bebês até os 6 meses. Além do questionário inicial, após essa primeira fase, o estudo acompanhará as mães durante um, três e seis meses. A investigação quer acompanhar mulheres desde a gravidez até ao pós-parto — seguindo mulheres sem infecção ou que testaram positivo para a covid-19. “Poderemos ver, por exemplo, se há impactos duradouros ou não”, explica Ana Mesquita.

O estudo internacional, que só estará concluído em 2021, inclui 11 países europeus — Albânia, Bulgária, Chipre, França, Grécia, Israel, Malta, Portugal, Espanha, Turquia, Reino Unido — a que se junta o Brasil. Uma “task-force” liderada por Ana Mesquita e pela colega espanhola Emma Motrico, da Universidade Loyola Andalucia, em Sevilha, criada dentro de um consórcio europeu já ligado às questões da depressão no período perinatal.

O inquérito inicial vai avaliar não só a saúde mental das mulheres, mas também as suas experiências neste período em diversos aspectos: do acompanhamento na saúde, à atividade física, ao suporte social e condições de vida. “O objetivo é captar o máximo de variáveis possíveis que possam ajudar a explicar o quadro de saúde mental”, afirma Ana Mesquita. Serão  também recolhidos dados sobre a situação epidemiológica de cada país, do confinamento ao número de casos, para enquadrar os dados à luz daquilo que é a realidade em cada país.

 

Alterações nas consultas, parto, amamentação

As restrições impostas pela pandemia têm condicionado sobretudo o acompanhamento das grávidas em consultas e ecografias — quer pela dificuldade em marcar consultas e exames, quer pelo impedimento da participação do pai nesses momentos. Além disso, as grávidas e mães recentes ficaram mais isoladas, por imposição do confinamento, viram a sua atividade física restringida e, em alguns casos, enfrentam dificuldades econômicas agravadas pela covid-19.

No período inicial de confinamento no Brasil, as incertezas sobre os cuidados com as grávidas e mães recentes geraram muitas controvérsias. Houve casos  em que mães positivas para a covid-19 foram separadas dos filhos nos primeiros dias de vida do bebê.

Atualmente,  no Brasil vemos muitos relatos de mulheres que foram impedidas de terem acompanhantes no momento do parto sob a alegação do risco de contaminação pela Covid-19. A Lei Federal nº 11.108, de 07 de abril de 2005, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, determina que os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A Lei determina que este acompanhante seja indicado pela gestante, podendo ser o pai do bebê, o parceiro atual, a mãe, um(a) amigo(a), ou outra pessoa de sua escolha.  A lei não foi revogada na pandemia e o direito a um acompanhante deve ser respeitado.

Quanto ao aleitamento materno, as orientações do Ministério da e da Organização Mundial de Saúde é de que a parturiente amamente seu bebê mesmo nos casos positivos para Covid-19 ou em investigação, desde que se cumpram as medidas de controle de infecção.

Até a presente data, a grávida está dentro do grupo de risco acrescido para a covid-19. Um estudo recente realizado na Itália identificou dois casos de transmissão do vírus da mãe para o filho, podendo indicar uma possível transmissão vertical, da mãe para o feto no útero ou para o recém-nascido durante o parto.

No que toca à saúde mental, as orientações mais recentes é sobre a necessidade de reforçar os cuidados com a saúde mental de grávidas e mães devido ao  risco acrescido de perturbações de ansiedade e humor em período pandémico. As grávidas devem ser questionadas sobre o seu estado emocional a cada contato com o obstetra ou profissional de saúde.

Apostar na prevenção é essencial. Um estudo realizado no Reino Unido, em 2014, revelou os custos associados à saúde mental perinatal: 84 mil euros por cada mulher diagnosticada (gastos nos cuidados ao longo da vida), sendo que cerca de 30% desse valor dizia respeito a custos associados à mulher e 70% a custos com os cuidados de saúde da criança ao longo da vida.

Para ajudar gestantes e mulheres que acabaram de ter seus bebês o aplicativo Tumaas está recebendo depoimentos e acolhendo as necessidades dessas mulheres e famílias. Para deixar seu depoimento é só baixar o app Tumaas e deixar sua mensagem gratuitamente no fórum do aplicativo. Cada necessidade é acolhida por um profissional de saúde e dessa forma podemos ajudar essas mulheres. Baixe o app e deixe sua mensagem agora mesmo.

Pelo app Tumaas as parturientes podem escrever seus relatos de parto para contarem como foi o tratamento do hospital/maternidade no momento do parto nesse período de pandemia.

Para maiores informações entre em contato conosco. Atendimento online e presencial em todo o Brasil.

Acesse nosso site www.tumaas.com.br ou zap 32 98444 6957

Fonte: público.pt

Jeanne Carvalho

Jeanne Carvalho

Fisioterapeuta, acupunturista. Saúde da mulher e assistência humanizada ao nascimento. Cuidados do pré-natal ao pós-parto. Siga meu instagram.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também