Seu carro deu pane na estrada? E agora?

Por Dudu Mazzei

11/01/2018 às 16h39 - Atualizada 11/01/2018 às 16h39

Seu carro deu pane na estrada? E agora?

Logo no primeiro dia de 2018 tive que ir perto de Barra do Piraí (RJ). Na volta, na BR 040,perto de Comendador Levy Gasparian, a caixa de marchas do meu carro quebrou. Sim, carro de mecânico também enguiça, hehehehe.

Por conta desse perrengue, separei umas dicas:

Se possível, pare em um local fora de perigo. Acostamento – quando ele existe – nem sempre é uma opção segura.

Sinalize IMEDIATAMENTE com o pisca alerta. Em seguida, coloque o triângulo de segurança em um local que ele seja visualizado por outros motoristas com a devida antecedência.

Seu carro parou? Primeira coisa a ser feita é sinalizar adequadamente. (Foto: Dudu Mazzei)

Se puder conduzir o veículo sem riscos, escolha um posto de abastecimento ou restaurante e busque assistência. Fica mais fácil do socorro te achar em um estabelecimento do que na beira da estrada.

Jamais deixe que desconhecidos mexam no seu carro. Existe muita gente curiosa e/ou mal intencionada “no trecho”. Carro, hoje em dia, quase nunca estraga, mas se isso acontecer, não vai ser fácil e nem rápido e rasteiro, não acha?

É sempre melhor levar o carro guinchado para uma oficina de confiança do que arriscar um gatilho em “profissional de beira de estrada”, que você nunca viu…

O conteúdo continua após o anúncio

Assista ao vídeo do Canal Giro Motor com Dudu Mazzei #38 sobre cuidados na estrada

Inscreva-se no canal e receba um aviso toda vez que um novo vídeo for postado!

 

O que eu não deixo de levar em viagens: garrafa de água potável, barras de cereais e pacotes de biscoitos (na verdade minha esposa é que se encarrega disso), lanterna, arame, fita isolante, fusíveis, jogos de chaves, toalha de rosto ou saco alvejado, cabo de chupeta e um papelão grandão que serve para proteger do sol, deitar no chão e forrar o porta malas.

Ah, ultimamente tenho levado GPS, carregador veicular e também bateria auxiliar de celular (battery pack), além de paciência, calma e amor no coração.

Quer falar comigo? Críticas, dúvidas ou sugestões?

WhatsApp:32 987043483. No Facebook: Alexandre Dudu Mazzei.

Feliz 2018, sem dramas, sem panes!

Dudu Mazzei

Dudu Mazzei

Nascido e criado em JF, formado em Técnico de Mecânica no CTU da UFJF, mecânico desde 1984, tenho uma oficina de carros desde 1986, sou jornalista e fotógrafo desde 1989. Participo de provas de automobilismo há mais de 35 anos como mecânico/preparador, fotógrafo ou jornalista. Às vezes, todas as funções ao mesmo tempo. Sou também consultor automobilístico e instrutor de mecânica de autos.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia