Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Pode almoçar no buteco? Pode, sim senhor! [2]

Quer fugir de comidas insossas e sem graça? Almoce nos botecos de JF!

Por Airton Soares

30/01/2020 às 08h56 - Atualizada 30/01/2020 às 08h56

Quer fugir de comidas insossas e sem graça? Almoce nos botecos de JF!

Eu, como assíduo frequentador de buteco, já contei pra vocês sobre minha preferência por comidas simples, mas bem preparadas. E isso inclui um bom almoço, que pode ser um tradicional PF, um prato executivo ou até à la carte, desde que caprichado no sabor e com o cuidado de um bom cozinheiro.

Aqui, neste mesmo espaço, já foi publicada há algum tempo, dicas das refeições do excelente Bar do Futrica e do Caminho da Roça, mas agora vão novas opções para vocês leitores. Não perca a oportunidade de comer bem de segunda a sexta, e programe também um almoço em família para o seu final de semana!

Almoço no Totonho Happy Hour

Totonho Happy Hour

Em pleno shopping, o Totonho vem brilhando com sua autêntica comida de botequim, seguindo as receitas de sucesso do boteco lá do Bairro Retiro. E no conforto deste espaço, de segunda a sexta feira, agora é possível almoçar pratos cheios de sabor em combinações que você mesmo pode escolher. Que tal uma bisteca acebolada, guarnecida com arroz com alho, couve e angu? Ou uma saborosa costelinha acompanhada de arroz com brócolis, purê de abóbora e um feijão temperadinho? Quer mais dicas? A carne de panela do Totonho é insuperável e fica bem com qualquer guarnição que você escolher dentre as várias disponíveis por lá. É tanta coisa boa (e com um preço ótimo também) que você vai querer comer lá sempre. E com tanta opção, não precisa repetir todo dia a mesma comida, basta ser criativo e aproveitar todas as possibilidades, e comidas, do menu de almoço do Totonho Happy Hour.

E para o final de semana?

No Totonho, você escolhe os acompanhamentos.No final de semana a minha sugestão é para os pratos feitos sob encomenda lá no Totonho do Retiro. Tem frango ao molho pardo, e ainda a versão com quiabo e outra com batatas. O músculo recheado é imperdível e serve até cinco pessoas, assim como a rabada, feijoada, galopé e o angu recheado com taioba. Para os mais vorazes, há a opção de uma leitoinha assada e até um cabrito à caçadora. Se você quiser um prato para duas pessoas, a opção da costela de boi assada ou o prato “Sabor Mineiro”, que leva costelinha de porco e purê de abóbora, são ótimas pedidas. E vai aqui uma dica de ouro: lá no shopping, a cada final de semana, um desses pratos clássicos do Totonho entra no cardápio também! Ou seja, não falta oportunidade e lugar para você comer bem uma boa comida mineira.

Arroz de camarão, em JF, só no PataniscaJá no Patanisca Botequim é possível, nos finais de semana, almoçar bem e com qualidade também. Os pratos do almoço servem bem duas pessoas e são muito gostosos, além de terem, no cardápio, algumas receitas que só se encontra por lá (isso caso você não queira esticar ao RJ pra comer no Pavão Azul, principal influência do buteco juiz-forano). O arroz de camarão é de comer suspirando de tão bom. Já o prato de nome inusitado, “Arroz de Marimbondo”, vai te ganhar com a receita, que leva arroz, feijão vermelho sem caldo, ovo mexido, couve, costela desfiada, linguiça e bacon picadinhos. Tem ainda feijoada, bobó de camarão, truta e até rabada com agrião. Tudo é ótimo e vale muita a visita.

O conteúdo continua após o anúncio

O Deck Chopperia Salvaterra oferece, além de um dos visuais mais bonitos de JF, um excelente almoço aos finais de semana. Por lá também é possível escolher o prato de acordo com a sua vontade e paladar, mas sempre com comida caprichada e bem temperada. São várias opções, mas minha sugestão vai para a galinhada servida aos domingos. Uma maravilha! Mas rola também, na versão à la carte, feijoada, costelinha suína, medalhão de filé, picanha completa, tilápia grelhada e até um chiclete de camarão. Tudo pensado pra você tomar um bom chopp e esticar a visita pra ver um por do sol lindíssimo no deck panorâmico que deu nome ao bar.

 

O caracol de linguiça defumada do Bar do AntônioE se bater aquela vontade de comida de buteco, ou de churrasco, vá ao Bar do Antonio. Aos sábados os tradicionais pratos da casa, como o peito de boi com batatas ou o caracol de linguiça defumada podem ser consumidos no almoço acompanhado de guarnições tão saborosas quanto o prato principal. E como é buteco, você pode optar também pelo fígado acebolado, moelinha, língua recheada e tantos outros petiscos que caem muito bem numa refeição. Já no domingo, nada de esquentar a cabeça, nem a barriga, na churrasqueira: o Antônio é quem acende o carvão e serve, na pedra e fumegando, churrasco completo para os clientes. É bom demais!

Com tanta opção boa, pode ir se preparando, pois o grande barato agora vai ser almoçar no buteco e se divertir por lá! Vamos juntos?!

 

Totonho Happy Hour: Av. Brasil, 6345 – Shopping Jardim Norte Tel 3321-1056

Totonho: R. Carlos Taváres de Pinho, 50 – Retiro Tel 3235-7842

Patanisca Botequim: Av. Olegário Maciel, 1318 – Paineiras Tel 3321-9143

Deck Chopperia:  Av. Deusdedith Salgado, 4735 – Salvaterra Tel 3237-1677

Bar do Antonio: Rua José Lourenço, 1262 – São Pedro Tel 98806-3967

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programas nas rádios CBN e Mix FM e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 90 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia