E surgem novos butecos

Bares se reinventam ou retomam pontos tradicionais da boemia juiz-forana

Por Airton Soares

A pandemia fez com que muitos estabelecimentos fechassem, e, dentre eles, vários botequins baixaram as portas. Mas aos poucos outros bares vão surgindo e aqui eu dou a dica: experimente os novos lugares e os petiscos e bebidinhas que chegam junto nos cardápios. Bem-vindos, botequins!

1 Teteu Ambiente

Buteco do Teteu
O Matheus Henrique repaginou a mercearia que tocava com sua mãe e fez do lugar o Buteco do Teteu. A tradição é de mãe pra filho desde 2005, mas a nova casa tem toda a pegada de boteco, com nome do dono, litrão geladinho, uma vistosa mesa de sinuca e outra de totó, além de muito petisco bom no cardápio. As porções são servidas na telha, serviço que já foi muito comum em bares e que o Matheus agora retoma em seu buteco. Elas são generosas na quantidade e com preço convidativo. No cardápio, as opções vão do clássico Trio Mineiro até um saboroso camarão, tudo preparado na hora e servido quentinho. Eu sou fã de fígado, e por lá ele chega à mesa tanto na tradicional versão bovina, em iscas e acebolado, quanto na sumida opção fígado de galinha, que pode ser preparada tanto na panela quanto na chapa, acompanhada ou não do jiló, que casa perfeitamente com o petisco. Já o torresmo tem na receita a dica do famoso Marcos Churrascada, amigo do Teteu e um dos primeiros clientes da casa, assim como eu! Agora é sua vez de ir lá!
Rua Omar Batista de Oliveira 76 – Milho Branco
Tel.: 3249-1920 ou 99993-1688

Tablado Ambiente

Logo Novo TM

Buteco do Tablado
O Tablado também repaginou seu espaço e agora recomeça a contar sua história como um tradicional botequim, com estufa repleta de petiscos logo na entrada do bar e com mesas de sinuca ocupando um amplo salão. O Ronaldo Testa, que já tocava o Tablado desde 2005, se encarregou de escolher as porções e tira-gostos campeões de pedidos do bar e trouxe novidades para o cardápio. Na estufa é fácil encontrar um belo chouriço, que fica ainda melhor acompanhado de batatas recheadas com peito de boi, muçarela e requeijão. As travessas da vitrine estão repletas de jiló, moelinha, costela de boi, pé de porco e o onipresente – nos botequins – torresminho. Se você já conhecia o Tablado, vale a pena voltar para ver como ficou o novo espaço. E se você não conhecia ainda, agora é hora de visitar e virar cliente. Te garanto que vai gostar!
Rua Alencar Tristão 143 – Santa Terezinha
Tel.: 99918-7761

Principe Ambiente

Buteco do Príncipe
Já contei pra vocês em outra coluna sobre a monarquia do butecos de Juiz de Fora. O pessoal do distrito de Tebas, pertencente à vizinha Leopoldina, não se cansa de espalhar seu reinado de botequins pelas terras juiz-foranas. Pois agora o Arthur Dias veio de lá, juntou-se ao sócio Reginaldo Jr, e foram à Cidade Alta levar sua bandeira ao Bairro São Pedro. Bem, não é exatamente um novo ponto, já que esquina que escolheram para se encastelar era ocupada pelo Bar do Chinelato. Os novos donos do espaço adotaram o padrão que a gente tanto gosta: cardápio de botequim e cerveja gelada, com a cara dos bares da monarquia – Rainha, Rei, Princesa, Príncipe I e II -, e trouxeram novidades, como um jiló cozido recheado e ainda se encarregaram de deixar no cardápio um tira-gosto que fez história na cidade: os bolinhos de linguiça do Chinelato. Bem, se faltava motivo pra você voltar praquela esquina do São Pedro, agora não falta mais. Vamos juntos?!
Avenida Presidente Costa e Silva 1961 – São Pedro
Tel.: 99821-8670 ou 99941-9876

Teteu Petisco 1 Tablado Petisco Principe Petisco
<
>
Petiscos da estufa do Buteco do Tablado

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também