Voltar a treinar: um desafio!

Por Luiz Henrique Fernandes

11/07/2018 às 14h40 - Atualizada 11/07/2018 às 14h40

Muito tempo treinando, se exercitando e eis que você se encontra em um período em que não consegue manter a regularidade nos treinos e precisa ficar um tempo, digamos que, literalmente parado. Uma semana, duas, um mês, ou mais que isso sem treinar. Ok, foi necessário, mas, e aí? Hora de voltar! Preguiça, desânimo, desmotivação e procrastinação reinam sobre você e te fazem cada vez mais adiar esta volta à vida saudável. Fique tranquilo, isso acontece com a grande maioria das pessoas que passam por esta situação.

Com apenas dez dias sem praticar atividades físicas, é possível se perder muito do que se conquistou em termos de resultados em meses de prática. Em números, podemos perder até 30% da força adquirida, 10% da capacidade respiratória, 60% do volume muscular e inacreditáveis 90% da flexibilidade conseguida com muita dedicação aos treinos. Mas não se desespere! Com muito empenho e foco no seu objetivo é possível retomar de uma vez por todas.

A diminuição da mobilidade é um dos fatores acarretados pela falta de atividade física.

A primeira coisa a ser feita é se organizar com relação à sua disponibilidade de dias e horários para treinar. Uma dica é não sobrecarregar a sua semana a ponto de não dar conta de cumprir o programado e já começar da forma errada.

Com a ajuda de um profissional de educação física, regule a intensidade dos seus treinos. Não é indicado que você volte a estimular e treinar o seu corpo da mesma forma como fazia antes do hiato nos treinos, portanto, comece reduzindo as cargas e até mesmo aumentando o tempo de intervalo entre as sessões de treino se for necessário. Você não precisa ficar dolorido ao ponto de não conseguir realizar suas tarefas cotidianas e acabar aumentando o tempo sem praticar suas atividades, não é mesmo?

O conteúdo continua após o anúncio

O tipo de treino que você vai realizar também é muito importante para que o seu retorno ocorra da melhor maneira possível, deste modo, procure atividades que você goste e que estimule o seu corpo todo de uma forma global, assim, as chances de evasão são menores.

Busque sempre um novo ponto de partida! Mas lembre-se que o ideal é não parar de se exercitar!

Não se esqueça de cuidar da parte nutricional, pois, ela tem um papel chave para o rendimento dos seus treinos. Sua energia vem do que você come, logo, se você não se organiza nesse sentido também, tudo pode ficar mais difícil.

Tirar férias da prática de atividades físicas é importante para descansar o corpo e a mente, mas, não dá para querer voltar de onde parou. É importante criar uma base sólida para que não tenhamos surpresas desagradáveis ao retornar, como por exemplo, uma lesão.

Quando precisar parar por um tempo com sua rotina de treinos, tente não zerar por completo os estímulos ao seu corpo. Uma simples caminhada e até mesmo jogos esportivos com amigos, como o futebol por exemplo, são formas de não se excluir totalmente a prática de atividades físicas do seu dia a dia e de possibilitar um retorno mais fácil e menos sofrido posteriormente.

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor sobre o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano, Diretor Técnico e professor de corrida da equipe Game Over Running, e proprietário do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e todas as suas vertentes. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados a atividades físicas, saúde e qualidade de vida à instituições de ensino e empresas da região.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia