Tópicos em alta: chuva / cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Treino x Álcool

Por Luiz Henrique Fernandes

06/09/2018 às 12h16 - Atualizada 06/09/2018 às 12h16

Muito se fala sobre a questão da ingesta de álcool paralelamente à prática de atividades físicas. Se realmente é prejudicial, se o álcool anula os efeitos do seu treino, etc. Alguns detalhes devem ser observados com muita atenção!

O praticante de atividade física que consome o álcool, segundo a Nutricionista Marina Guedes, tem uma deterioração da qualidade física, pois a bebida diminui a capacidade de várias valências, tais como a força, a velocidade, a capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e também pode causar prejuízo à respiração.

Uma consequência comum é a DESIDRATAÇÃO. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água e eletrólitos através do suor e da urina. Esse distúrbio de água e eletrólitos também pode promover uma arritmia cardíaca.

Outro efeito que o álcool também promove é o aumento de peso, devido à grande quantidade de calorias presentes em cada dose.
A hipoglicemia também é muito comum em quem mistura álcool com exercícios. A atividade física já promove uma diminuição de glicose no organismo. O álcool acentua mais ainda esta redução, onde o corpo começa a usar a proteína como fonte de energia pela baixa glicêmica provocada!

O conteúdo continua após o anúncio

É complicado deixar de tomar aquela cervejinha do final de semana, mas, devemos saber dos nossos limites e tentar um intervalo considerável entre a ingestão da bebida alcoólica e a prática de atividades físicas, diminuindo assim os risco deste embate!

Recomenda-se que para a prática de atividades físicas um intervalo de pelo menos 72h seja respeitado após o consumo do álcool!

Particularmente falando, gosto daquela cervejinha bem gelada, mas, quando o assunto é TREINO, tento evitar ao máximo o consumo para que o rendimento se mantenha satisfatório!

E aí? O que acha? Como você faz? Bebe e treina? Não bebe? Fique atento e cuide-se sempre!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor sobre o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano. É o professor responsável técnico do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e suas vertentes, além de treinamento de corrida, treinamento de força, emagrecimento e condicionamento físico geral, sempre com foco na saúde e qualidade de vida das pessoas. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados à sua área de atuação à instituições de ensino e empresas da região.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia