Tópicos em alta: novembro azul / enem / Mercedes-Benz / bolsonaro / polícia

Educação Física: nós cuidamos de você!

Por Luiz Henrique Fernandes

04/09/2019 às 17h09 - Atualizada 04/09/2019 às 17h09

Nesta primeira semana do mês de setembro, as homenagens e reverências vão para os profissionais que, assim como eu, cuidam da sua saúde através da orientação para a prática de atividades físicas e de esportes! Claro que só posso estar falando do Professor de Educação Física! No dia 01 de setembro é comemorado o dia do profissional de educação física, que ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. Assim, nada mais justo que um texto para falar um pouco sobre a profissão que me faz acordar todos os dias pronto para contribuir com a saúde e com a qualidade de vida das pessoas.

Professor, técnico, treinador, preparador físico, personal trainer, orientador, monitor, pesquisador. Várias denominações e atribuições podem ser dadas a este profissional que se dedica incansavelmente a buscar, através da atividade física, uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Para trabalhar na área de Educação Física, é necessário ter curso superior e estar devidamente registrado no conselho regional de educação Física, onde o registro só não é obrigatório para aqueles que trabalham com artes marciais, yoga e dança, atividades que não possuem como finalidade o condicionamento físico. A falta de registro, configura o exercício ilegal da profissão, portanto, tome sempre cuidado ao contratar os serviços de quem vai cuidar do seu bem mais precioso, sua saúde.

A educação física é uma área muito ampla, e, ao contrário do que muitos pensam, não se restringe apenas a atuação em escolas e academias, fazendo com que o profissional possa se enveredar por diversas vertentes, sempre em busca da promoção da saúde e da melhora na qualidade de vida da população.

É possível perceber nos dias de hoje, um aumento na busca pelo condicionamento físico e pela melhora estética, o que insere ainda mais os profissionais de Educação Física no mercado de trabalho. É sempre bom lembrar que somente o educador físico está apto a planejar os treinos e exercícios que garantam maior eficiência e que busquem os objetivos do aluno. Sendo assim, ao iniciar uma atividade física, sempre se informe se há um profissional orientando a atividade, para que tudo ocorra da forma mais eficaz e segura possível.

Muitas pessoas pensam que, ao realizar um curso de Educação Física, as disciplinas cursadas na faculdade serão exclusivamente voltadas para a prática de esportes, mas, é importante destacar que o estudante de educação física terá uma boa base de biologia, com aulas voltadas para a anatomia e fisiologia do corpo. Além disso, quando se opta pela licenciatura, várias disciplinas da área da educação são realizadas, tais como psicologia e prática pedagógica.

O conteúdo continua após o anúncio

Atuar no ensino, preparar os atletas, ajudar os idosos, cuidar das gestantes, proporcionar qualidade de vida para pessoas com deficiências, atuar na recreação com as crianças, melhorar o condicionamento físico da população, entre várias outras atividades e atuações, saiba que o profissional de educação física sempre estará lá, a postos para exercer com amor e dedicação à NOSSA profissão!

01 de setembro, dia do profissional de educação física. Uma homenagem do Blog Corpo e Movimento, da Tribuna de Minas a todos os professores e professoras da área! Parabéns!

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

 

 

 

 

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano, Diretor Técnico e professor de corrida da equipe Game Over Running, e proprietário do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e todas as suas vertentes. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados a atividades físicas, saúde e qualidade de vida à instituições de ensino e empresas da região.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia