Tópicos em alta: novembro azul / enem / Mercedes-Benz / bolsonaro / polícia

Equipe multidisciplinar: você atingindo seus objetivos na atividade física.

Por Luiz Henrique Fernandes

03/10/2018 às 13h39 - Atualizada 03/10/2018 às 13h39

Então você vai iniciar a prática de atividades físicas? Ótimo! Mas você sabe quais os profissionais deve procurar para te auxiliarem no processo antes e durante a sua prática? Uma equipe multidisciplinar é indispensável para que tudo ocorra de maneira segura e eficiente. Vamos a eles:

 

A primeira medida a ser tomada é a marcação de uma consulta médica. Essa consulta é muito importante para que você saiba como está sua saúde e se pode haver alguma restrição para a sua prática de exercícios. O seu médico pode solicitar uma bateria de exames para verificar e constatar que você está apto a iniciar uma vida mais saudável através da atividade física, e, a partir daí, emitir um atestado, o qual, na maioria das vezes é necessário ser apresentado nos locais onde as práticas serão realizadas.

Dr. Samuel Lopes Mendes (Médico Ortopedista)

“A atividade física é uma excelente estratégia para promoção de saúde e proteção das articulações porém, feita de maneira incorreta e sem orientação profissional especializada pode trazer riscos ao praticante.” (Dr. Samuel Lopes Mendes – Médico Ortopedista)

 

O fisioterapeuta é peça fundamental neste processo. Muitas patologias ou problemas ortopédicos precisam ser levados em consideração no momento em que se escolhe a atividade a ser realizada. A equipe que conta com um profissional de fisioterapia sempre presente, possui total suporte e condições para discutir e proporcionar a atividade mais adequada para esse público com alterações específicas.

Guilherme Mendonça (Fisioterapeuta)

“O fisioterapeuta do esporte é responsável por avaliar possíveis falhas mecânicas do corpo, que irão causar lesões. Junto com o treinador, traçará metas para uma atividade física saudável e contínua.” (Guilherme Mendonça – Fisioterapeuta)

 

Chegamos ao nutricionista, que vai te ajudar com a questão alimentar, te direcionando melhor para atingir seus objetivos. Para ter uma vida saudável e equilibrada, é fundamental aliar a prática de atividade física com uma alimentação correta, que forneça os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do organismo. Por isso, a atenção com a dieta é importante, pois, desempenhada de forma errada pode causar deficiências nutricionais e prejuízos à saúde e ao resultado dos treinos.

O conteúdo continua após o anúncio
Marina Guedes (Nutricionista)

“A mudança no estilo de vida inclui a adequação de hábitos alimentares, por isso, procurar um nutricionista antes de iniciar a atividade física é uma estratégia importante para auxiliar na busca pelos objetivos almejados.” (Marina Guedes – Nutricionista)

 

A parte psicológica também é muito importante, e o objetivo do psicólogo no esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

Vanderson Rocha (Psicólogo)

“Avaliar o perfil psicológico, paralelamente à avaliação física, motiva de maneira eficaz o plano de treinamento adequado. Diversos praticantes de atividades físicas começam a praticar exercícios tendo em vista ansiedade para emagrecimento, estresse, qualidade do sono, transtornos alimentares, qualidade de vida, entre outros. Exercícios são o caminho para uma saúde mental preservada e diminuição do uso de psicofármacos. Uma equipe multidisciplinar auxilia na obtenção de objetivos vinculados à prática de atividades físicas.” (Vanderson Rocha – Psicólogo)

 

Por fim, este que vos escreve, o professor de educação física! Só ele, e mais ninguém pode determinar e orientar as atividades e exercícios a serem feitos por você, promovendo a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas.

Luiz Henrique (Professor de Educação Física)

“O trabalho do professor de educação física consiste em acompanhar e orientar os mais diversos públicos, desde crianças até as pessoas da maior idade. A periodização do treinamento é algo indispensável para que tudo ocorra da melhor forma possível e para que os treinos sejam direcionados e os objetivos do praticante sejam atingidos de forma segura.” (Luiz Henrique – Professor de Educação Física)

 

O trabalho em conjunto dessa equipe multidisciplinar promoverá uma prática segura e direcionada dos seus exercícios, fazendo com que seus objetivos sejam atingidos o mais rápido possível.

Para mais informações, outros assuntos, dicas e para conhecer melhor sobre o meu trabalho, acesse o meu Instagram e curta a minha página no Facebook.  Grande abraço e até a próxima!

Luiz Henrique Fernandes

Luiz Henrique Fernandes

O Professor Luiz Henrique Fernandes (CREF 6 MG - 016003) é Bacharel e Licenciado em Educação Física, Pós Graduado em Aspectos Biodinâmicos do Movimento Humano, Diretor Técnico e professor de corrida da equipe Game Over Running, e proprietário do Studio Luiz Henrique Personal Trainer localizado no bairro São Pedro, onde trabalha com o treinamento funcional e todas as suas vertentes. Luiz Henrique também atua como palestrante, levando vários assuntos relacionados a atividades físicas, saúde e qualidade de vida à instituições de ensino e empresas da região.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia