Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Quando o bebê chegar

Tempo de acolher: ideias para berços, cômodas, decoração e poltronas

Por Luiz Henrique Duarte

30/06/2019 às 06h45 - Atualizada 26/06/2019 às 18h03

O tema deste domingo é sugestão de uma leitora, que está no início da gravidez e deseja a seu futuro bebê um quarto dos sonhos. Perguntei o que seria um quarto dos sonhos: “um espaço aconchegante, extremamente prático e muito funcional para meu bebê sentir-se acolhido no mundo”. As decorações baby room seguem uma paleta de cores que funcionam para quartos de meninas ou meninos. São os adornos ou revestimentos decorativos que personalizam. A ditadura temática está abolida, e os detalhes lúdicos entram em cena com fluidez, permitindo várias composições. O mobiliário poderá ser aproveitado até uns 3 anos de idade, dependendo do comportamento e desenvolvimento da criança. O projeto e decoração são pensados no início da gravidez e finalizados até dois meses antes do parto.

Berços e cômodas

O berço é o elemento central, observe as dimensões dos espaços e estabeleça uma setorização. Atente-se para janelas, portas e varandas, otimizando as áreas de circulação, em torno de 70cm. Os berços podem ser clássicos, em capitonê ou contemporâneos, sempre com certificados do Inmetro. É importante o kit-berço contendo a rouparia de cama baby-confort. As cômodas funcionam como trocadores, armazenando os kits de higiene, roupas leves e fraldas, optando por modelos com gavetas generosas de corrediças. Geralmente, os móveis são confeccionados em madeira de reflorestamento e pintados com tintas atóxicas. As cores em âmbar, branco, bege, cinza, chumbo, esmeralda, ônix e preto fosco são tendências, entre outras.

O conteúdo continua após o anúncio

Poltronas de amamentação e dicas

As poltronas de amamentação confortáveis apresentam braços laterais e encosto alto, revestidas em tecidos resistentes para este período. É necessário uma cama de solteiro para enfermeiras e babás, que poderá ser um sofá multifuncional. As plataformas e nichos ajudam a expor adornos e caixas organizadoras com itens pessoais. O papel de parede é um forte aliado para garantir aconchego e vivacidade ao espaço com estampas ou desenhos suaves. Um projeto lumínico, com luz central agradável e luminárias de apoio, facilitará o dia a dia na hora de amamentar e embalar o sono. As cômodas e poltronas devem ser próximas aos berços e podem ser reaproveitadas no futuro em outro ambiente da casa. É um ambiente para acolher, viver e ser feliz!

lh8 lh9 lh6 lh6a h2 lh h3 lh1
<
>

Ficha técnica

Cenário Joana Diniz Decoração
Fotos Casa Arrumada
Produção Joana Diniz e Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia