Ambientes com luz mais que especial

Acerte na escolha das luminárias e saiba criar efeitos para proporcionar aconchego e bem-estar

Por Luiz Henrique Duarte

Os projetos de iluminação são estratégias que visam apresentar um conforto lumínico adequado na expansão assertiva dos feixes de luz em um determinado ambiente. Os profissionais em lighting design criam cenários luminotécnicos com as diferentes intensidades das lâmpadas, valorizando os itens do mobiliário e elementos decorativos. A iluminância adequada agrega valor ao espaço, refletindo no bem-estar e conforto dos usuários. Através da claridade gerada com a propagação dos raios empíricos, a luz é projetada com intensidade em um espaço, tornando-o atraente e sedutor. Os ambientes residenciais, corporativos e comerciais podem receber efeitos de luz e sombras, como as áreas de jardins internos e externos, valorizando a vegetação natural. A paleta de cores e os revestimentos podem ser destacados com a escolha e utilização das lâmpadas corretas.

CASA ARRUMADA5 IMG 6491

Valorizando a luz

Para executar um projeto lumínico, é necessário observar as dimensões do ambiente, posicionamento das janelas, portas e varandas para direcionar os pontos estratégicos que necessitam de uma luz uniforme e sutil. O aproveitamento da luz natural é fator essencial, realizado com as pesquisas sobre a incidência dos raios solares e o período de sua maior abrangência, seja matutino ou vespertino. As lâmpadas em LED oferecem um consumo adequado de energia, maior durabilidade e não aquecem. A luz correta destaca e valoriza cantos, móveis ou objetos de um espaço, e, acima de tudo, proporciona o conforto lumínico para as pessoas que ali estarão. O trabalho profissional dos arquitetos e designers é executado com a projeção de luzes com feixes especiais e luminárias pensadas corretamente para cada estilo e proposta de espaço.

CASA ARRUMADA1 IMG 1514Luz ideal

Os espaços modernos precisam de lâmpadas que propaguem, além de luz, um ligeiro efeito brilhante sem ofuscar a visão. As sombras pontuais também fazem parte do contexto. As lâmpadas que propagam feixes luminosos em amarelo são indicadas para dimensionar um clima mais aconchegante e intimista ao ambiente, como em salas de estar e jantar, quartos e espaços para descansar e relaxar. É a luz quente.

A luz fria, reflexiva das lâmpadas, com a reprodução de luz branca, é recomendada para banheiros, lavabos, cozinhas gourmet e home office, como os ambientes corporativos das grandes empresas. Em cozinhas, a luz fria não altera a coloração dos alimentos, e os pendentes com a luz amarela podem ser posicionados sobre as mesas e bancadas, constituindo um novo cenário na degustação de receitas. Podem ser misturadas temperaturas de luzes diferentes em um único ambiente com planejamento e moderação. A iluminação poderá ocorrer como uma arte decorativa, observada em detalhes nos tetos rebaixados em gesso ou marcenaria planejada.

CASA ARRUMADA2 IMG 1529Espaço, lâmpadas e luminárias

Para os quartos de dormir, a iluminação indireta permite uma atmosfera acolhedora, onde os abajures podem ser posicionados sobre as mesas laterais. Não precisam ser idênticos ou expor o par. Caso apresente uma mesa de trabalho no quarto, atente para uma luz branca, acionada na hora de usar. As lâmpadas atuais constituem diferentes formas de propagação de lúmen, como a Par 20, com tecnologia LED.

Além de ser uma das mais recomendadas, pode ser utilizada em quase todos os ambientes com um efeito lumínico maravilhoso. Para os espaços que apresentam uma arquitetura elevada, com o famoso “pé-direito alto”, as famosas lâmpadas Par 30 alcançam de 7m a 8m de intensa projeção reflexiva.

Os lustres em cristal são atemporais. Os pendentes estão em alta, sejam com acabamentos em aço escovado, metalizados em bronze, dourado, prata e rosé. Os tecidos presentes em revestimentos das cúpulas das luminárias de teto, mesa ou chão conseguem um efeito transparente e ajudam a expandir uma luz difusa. Os trilhos de teto, arandelas e plafons garantem efeitos equilibrados de luz na proporção certa!

CASA-ARRUMADA3-IMG_1654 CASA-ARRUMADA4-IMG_1520 CASA-ARRUMADA9-IMG_1466 CASA-ARRUMADA6-IMG_1885 CASA-ARRUMADA7-IMG_1481 CASA-ARRUMADA8-1495
<
>

Ficha técnica

Ambientes iluminados: Conceito Sier JF
Fotos: Casa Arrumada
Produção: Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também