Ambientes leves e fluidos com jeito de Primavera

A leveza das cores, design e texturas garantem o frescor da estação

Por Luiz Henrique Duarte

A casa é o espaço onde personalizamos os ambientes para proporcionar conforto e bem-estar. Com a chegada da primavera, a atmosfera deverá ser leve, pensada na praticidade e funcionalidade. As mantas e almofadas do inverno devem ser guardadas, deixando lugar para tecidos acolhedores com toque macio. Os ambientes leves e fluidos contribuem para o bom humor. Nesta época, o layout dos espaços prioriza a mobilidade dos moradores para sua convivência em atividades diversas, entretenimento e lazer. A disposição dos objetos decorativos pode ser modificada, colocando menos peças, deixando tudo mais livre.

Ambientes fluidos e leves

Mas o que seria um ambiente leve? Cada um traz um conceito dentro de si. No design de interiores, segundo a psicologia ambiental, o ambiente leve é aquele em que você se sente bem, tem o prazer de viver e interagir com o meio. Um ambiente leve esteticamente reúne texturas, detalhes em madeira, revestimentos personalizados, paredes pintadas com uma paleta uniforme e tecidos sutilmente coloridos nas capas das almofadas, além de tapetes em fibras baixas e sintéticas para facilitar a limpeza e manutenção, independente do seu estilo de decoração. As flores e vegetações naturais ajudam a purificação do ar e transmitem uma sensação de frescor. As cores podem alterar a sua variação, começando com a paleta de tons terrosos que consagra a moda desta primavera-verão, como os tons ácidos e nuances pastéis. Uma coisa é certa: o menos é mais, onde a criatividade de personalizar a casa vai de acordo com que está ao alcance de cada um.

Jeito de primavera

Os quartos permanecem com a rouparia neutra, do branco ao bege, incluindo os tons de cinza. As áreas externas recebem um mobiliário contemporâneo e colorido, além do rústico, confeccionados em madeiras especiais para aguentar o árduo calor, tudo com muito colorido. Para as salas de visitas, sofás fluidos em off white contrastam com a terracota das almofadas de aproximação, que podem ser monocromáticas ou coloridas em tons harmônicos. As mesas de jantar apresentam tampos amadeirados slim e, para decorar, bouquets florais descentralizados, deixando simplesmente as flores ditarem a sua presença. É tempo de sorrir, como diz a canção de Tim Maia: É primavera…!

lh71

lh61

lh51

lh41

lh31

lh 2

lh11

lh81

Ficha técnica

Inspiração Dommanni Alta Decoração
Spring-flower Beija-flores Floricultura
Imagens digitais Casa Arrumada
Produção Luiz Henrique Duarte e Camila Castilho

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também