Tópicos em alta: cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / chuva / bolsonaro

Cozinha, onde o design e a gastronomia se conectam

Ambientes decorados, projetados e integrados no mesmo espaço

Por Luiz Henrique Duarte

20/10/2019 às 06h52 - Atualizada 18/10/2019 às 19h11

20As cozinhas estão conquistando a preferência de todos que desejam unir o design à gastronomia contemporânea de forma simples e harmônica para viver novas experiências. Os ambientes tornam-se um único espaço, setorizados por elementos do mobiliário que garantem o conforto e a funcionalidade deste momento. Para o arquiteto Rogério Mascarenhas, a cozinha “tornou-se o coração da casa, da convivência ao redor do alimento, convertendo-se em ponto de reunião da família e amigos”. Hoje, as cozinhas funcionam como o centro da casa e não mais uma área de serviço oculta aos olhos das visitas”, daí a importância de um belo fogão, armários, iluminação bem trabalhada “, completa o profissional.

Tendências

“Atualmente, os projetos das cozinhas buscam integrar três conceitos primordiais: a funcionalidade, a tecnologia e o design”, explica a arquiteta Sophia Fajardo. Esses aspectos estão relacionadas às tendências e à nova realidade de uma sociedade que está cada vez mais veloz e variável. Os equipamentos, o mobiliário e o espaço evoluem para atender as demandas principalmente” para aqueles que em contraponto a este fato encontram na cozinha um espaço de refúgio e entretenimento”, fala Sophia. Os móveis planejados apresentam linhas retilíneas, e os tons sóbrios e neutros evocam sofisticação com o equilíbrio e atemporalidade.

Décor e novas cozinhas

A madeira, o metal e as cores clássicas contextualizam os novos projetos, em que o design do mobiliário principal sobressai sem a presença de muitos adornos. Os itens utilitários essenciais são expostos sobre as bancadas. A área principal da cozinha é disposta de forma linear, e o ambiente abriga espaços para trabalho, rápidas refeições e eventos mais prolongados como almoços de família e jantares com amigos. As pequenas salas para leituras oferecem o conforto para o morador aprimorar seus conhecimentos sobre a esfera gastronômica e estudar novas técnicas, projetadas em um canto dentro da cozinha. As hortas verticais e horizontais acentuam a relação do local com o alimento, ilustrando a plena sensação de um refúgio, em meio do caos diário, em que os moradores poderão se reconectar instantaneamente com o seu prazer de cozinhar, viver e ser feliz!

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica

Cozinha Mascarenhas Arquitetos
Inspiração 2ª Mostra Vitrines Conceito Sier JF
Fotos Casa Arrumada e Afulô

 

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia