Gravuras: o hit fashion da decoração

Composições enriquecem as paredes, revelando estilo e personalidade

Por Luiz Henrique Duarte

As gravuras ganham cada vez mais a decoração dos ambientes e o preenchimento estético das paredes. De formas intrépidas e revelando técnicas peculiares, apresentam vários tamanhos. Podem ser coloridas ou em preto e branco, inspiradas nas cenas do cotidiano, acontecimentos atuais ou retratando vários segmentos modernistas. As molduras retilíneas, confeccionadas em materiais com acabamentos foscos, nas cores branco, grafite e preto, valorizam todo o conjunto estrutural das obras, valendo para as versões clássicas, em dourado.

Valorizando os ambientes

As gravuras são expostas de várias maneiras, apoiadas ou penduradas sobre as paredes dos aparadores e de alguns móveis periféricos que merecem destaque, como também nas canaletas, em sobreposições sem furos. Destacam-se em paredes atrás dos sofás, os quais devem apresentar o comprimento compatível com o número de gravuras pretendidas para expor, se ultrapassar a lateralidade, as mesas de apoio compensam a dinâmica. As obras maiores podem ser exibidas sozinhas, em dupla ou trio, tudo dependerá do impacto e da volumetria gerada. A tendência é descentralizar: as obras não são penduradas no meio e sim mais à direita ou à esquerda, a partir do ponto central do móvel. Em paredes com revestimentos escuros, faça a opção por gravuras mais claras e vice-versa.

Alturas e composições

É recomendado o enquadramento das gravuras na altura do olhar humano, partindo de um eixo imaginário do piso, baseado em pessoas com estatura média. Geralmente, são fixadas em torno de 20 à 25cm do topo do móvel, onde os centímetros podem ser corrigidos de acordo com as necessidades, do encosto ou tampo do mobiliário ao início das molduras. Deixe um intervalo de no mínimo 15cm em gravuras paralelas na horizontal ou na vertical. A luminotécnica valorizará as obras em um jogo de luzes pontual. Antes de pendurá-las definitivamente, faça moldes em papel kraft e monte várias alternativas. Misture gravuras com molduras, estilos e tamanhos diferentes, em composições ousadas, dialogando entre si e com a atmosfera dos ambientes. As obras precisam ser escolhidas por afinidade e não por seu valor comercial.

IMG 3998

IMG 4739

IMG 4793

IMG 4799

IMG 5472

IMG 5474

IMG 5475

IMG 5476

Ficha técnica

Cenário Conceito Sier
Gravuras Nebai Larocca ( artista plástica )
Série Expressões Urbanas
Fotos Casa Arrumada
Produção Luiz Henrique Duarte e Elaine Almeida

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também