Tópicos em alta: sarampo / CPI dos ônibus / polícia / bolsonaro / reforma da previdência

Em barro e madeira: o luxo do Nordeste para o mundo

Obras esculpidas à mão roubam a cena na decoração

Por Luiz Henrique Duarte

18/05/2019 às 17h00 - Atualizada 17/05/2019 às 20h02

 

As obras artísticas da Região Nordeste do Brasil estão roubando a cena na decoração de interiores, valorizando os ambientes com estilo e personalidade. O barro é a base da expressão, a plástica para traduzir os sentimentos e polir a própria essência. A cultura típica é aclamada em forma de arte, ressaltando o cotidiano, as raízes populares e tradições de cada cidade do entorno das capitais. Os trabalhos esculturais em barro são confeccionados de forma artesanal e considerados fontes de renda para várias famílias nordestinas.

Consolidou-se com forte influência indígena, aprimorando-se com as ideias originárias da África e Europa, abrasileirando-se com a soberania dos grandes mestres precursores, que ensinaram suas técnicas para os discípulos da nova geração. Os espaços projetados atualmente permitem a inclusão e a plasticidade das peças do regionalismo nacional nordestino, sempre contrastando com o mobiliário contemporâneo e elementos ornamentais industrializados com materiais de alta tecnologia.

Barro e madeira

Para expor as peças, é preciso valorizar as composições, optando por poucas obras rústicas em cima de um determinado móvel. Observe alturas e tamanhos para garantir a harmonia e o equilíbrio com outros adornos que fazem parte do décor, caso tenha um mix de enfeites. É preciso dosar a expertise e saber mesclar os itens escultóricos em dois ou três pontos estratégicos do mesmo ambiente, sem sobrecarregar sua atmosfera, evitando o desconforto estético. As esculturas maiores podem ser expostas sozinhas, caso sejam de proporções menores devem ser exibidas em pares ou de acordo com o número produzido para a série. O barro e madeira ficam em destaque quando misturados com cristais, espelhos, muranos e vidros, desde que tenham diálogo de sincronização. Os acabamentos das peças encontram-se cada vez mais elaborados.

Diversidade de ambientes

O barro, cerâmica e madeira decoram e compõem os espaços residenciais, comerciais e corporativos. A iluminação é de extrema importância para a sua valorização, em um jogo lumínico de lâmpadas especiais. Os bonecos em barro são objetos artísticos icônicos, ficam perfeitos em todos os tipos de ambiência e originaram-se, segundo os historiadores, da zona rural de Caruaru ( PE ), sob a visão pioneira do saudoso Vitalino Pereira dos Santos.

Destacam-se também anjos entalhados, pinhas desenhadas, animais de estimação esculpidos em madeira e figuras humanas, retratando personagens icônicos idolatrados por um povo, merecedores de respeito e homenagens. É o luxo de cada uma das cidades nordestinas em forma de arte!

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica

Ambientação Conceito Sier JF
Barro e madeira Galeria Arte Pura
Fotos Casa Arrumada
Produção Luiz Henrique Duarte e Elaine Almeida

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia