Celebrar e receber bem: ideias para montar a mesa gourmet e os ambientes para ceia

Por Luiz Henrique Duarte

O hábito de receber para a ceia natalina origina-se de um antigo costume europeu, em que as casas acolhiam os viajantes e peregrinos. O Natal de hoje é descontraído e organizado com as várias opções de mesas postas gourmets, além de um menu elaborado pelos anfitriões ou chefs da nouvelle cuisine. O serviço à americana nesta celebração ” combina com qualquer espaço, independente do tamanho. O que influenciará é o número de convidados, caso os ambientes sejam compactos “, diz a arquiteta Daniele Baião. Para receber com estilo e personalidade, é preciso estabelecer um layout temporário para os elementos do mobiliário. “ Devemos sempre começar com a disposição das mesas, o centro das atenções, e, após, organizar as cadeiras, sofás e pufes “. A ceia casual, permite a criação de ambientes informais, facilitando a circulação dos convidados que não sentarão à mesa.

8AFBAA36 FC90 4F58 BA62 10A8EA49A852

Mesas gourmet

O jantar americano é uma proposta de sucesso para arquiteta e private chef  Marina Lopes. “ As comidas  passam a fazer parte da decoração, dispensando a mão de obra extra para servi-las “. A montagem das mesas poderá ser elaborada com adornos e objetos convencionais da casa, além de ” algumas peças lúdicas natalinas, como bolas dentro de jarras, guardanapos em tecidos com a paleta de cores do Natal, arranjos florais, louças e taças em vermelho ou verde “, ensina.

As bandejas espelhadas, peças em vidro ou tábuas de corte rústicas podem servir os antepastos gastronômicos, como o ” snack de creme de ricota, pesto de tomate confitado e torradas de ciabatta com queijo brie maçaricado “. Os pratos agrupados sobrepostos contribuem para a estética das mesas e os talheres podem ser armazenados em long bowls. As toalhas tradicionais e passadeiras estampadas ficam perfeitas na diagonal sobre os tampos. Os copos flutes ajudam a compor o table design.

69722021 9829 4C6B B088 1672E7D3C89A

Ceia com estilo

A presença das flores e folhagens naturais são indispensáveis nesta época do ano. “ Os arranjos são fundamentais para ambientar um jantar de Natal, ousando um pouco com a volumetria e as peças maiores “, fala Daniele. Após montar a mesa, que deverá ser pensada para facilitar os convidados a servirem, “ pensamos em outros detalhes da decoração, como nos castiçais e peças mais altas “, finaliza Baião. As almofadas são recursos fáceis para compor o décor das salas e garantem uma atmosfera aconchegante. Os tapetes em fibras baixas, dependendo do número de convidados, setorizam os espaços. Por fim, selecione um playlist com músicas clássicas típicas e Merry Christmas!

EAFFC285 40BE 47F4 BC24 63D507D1C11B
BA0C12FE 2248 465D 8980 C1C0FD7431B3

Ficha técnica:

Aparelhos e design: Partie Decor
Estar e jantar: Daniele Baião ( Dommanni Alta Decoração )
Fotos: Gal Oliveira
Gastronomia: Marina Lopes
Paisagismo: Tendência Verde
Produção: Camila Castilho e Renata Campos
Roupa de mesa e almofadas: R&R Atelier

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também