Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Mix de texturas

A arte de misturar materiais com texturas diferentes em salas modernas instiga o tato e a visão

Por Luiz Henrique Duarte

17/05/2020 às 06h58 - Atualizada 15/05/2020 às 18h41

É tempo de apostar nas tendências e deixar os espaços com uma atmosfera moderna e acolhedora. O brilho dos materiais com texturas diferentes é revigorante, criando a sensação de movimento para quebrar a monotonia. As texturas com acabamentos distintos precisam dialogar entre si, permitindo inúmeras composições com os elementos que compõem um ambiente. Para proporcionar um visual uniforme, os materiais texturizados precisam estar em total equilíbrio e harmonia com o estilo de decoração adotado no projeto de interiores. O segredo é inserir o mix de texturas em detalhes no mobiliário, como em painéis, móveis de apoio, itens ornamentais e adornos contemporâneos. A sala de estar é o local mais indicado para brincar com os acabamentos, porque é o ambiente onde os moradores da casa passam a maioria do tempo. O visual é leve e traz frescor!

Texturas e materiais

O conteúdo continua após o anúncio

Adote as texturas como parte do décor em um espaço de visitas, traduzindo o gosto dos moradores da casa, seus hobbies e preferências, para se sentirem acolhidos em volta de vários revestimentos. Os metais geram um efeito moderno, associado à industrialização e à tecnologia hight-tech. Ficam muito bem em detalhes secundários de uma decoração com a base projetual neutra. Os metalizados em cobre, dourado, prata e preto são fáceis de promover uma heterogeneidade com qualquer estilo de decoração. Principalmente o rose gold, que proporciona um efeito suave e delicado. São ótimos para contracenar com a madeira em tons claros e matizes em cor de carvalho. O couro é um revestimento com textura nobre e resistente, oferecendo muitas opções em acabamentos de objetos, cadeiras e poltronas. O veludo alemão e cotelê é um tecido antigo, os tons quentes ficam ótimos para revestir os sofás com modelos arredondados. Os tapetes confeccionados em pele de animais no melhor estilo animal print e almofadas com tramas naturais também estão neste contexto. O vidro em painéis de TV e adornos com esta textura canelada também estão englobados.

lh IMG_6398 IMG_8745 IMG_8758 IMG_6352 lh2 lh1 IMG_8752
<
>

Mix para usar

O espaço deverá apresentar elementos com texturas que conversem entre si, instigando os sentidos do tato e visão. Papel de parede, pedras, tijolos aparentes ou qualquer outro tipo de revestimento, como as fibras naturais em abajures e cestos, contextualizam a experiência em ambientes de estar. Prefira materiais simples, com um efeito elegante, incluindo os tecidos. Evite muitos objetos e itens na ornamentação, valorizando a estética do espaço. Em quartos, as texturas devem ser utilizadas com sutileza. A certeza de ousar para quebrar a frieza dos espaços pode ser simples e com um efeito instigante, porém de puro bom gosto!

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia