Sofá: o protagonista da decoração

Modelos apresentam conforto, design, ergonomia e tecnologia

Por Luiz Henrique Duarte

O sofá é um objeto de desejo cobiçado, tornando-se a principal peça da decoração de interiores dos espaços modernos, principalmente os residenciais. Só é possível imaginar o design completo de uma sala pensando em um modelo confortável deste elemento decorativo essencial, que é a peça chave de uma casa. As almofadas, capas e mantas complementares deixam este item do mobiliário mais aconchegante e charmoso, caso necessitem de acessórios estéticos. Os sofás modernos podem ser robustos ou slim e são escolhidos conforme as dimensões e estilo dos ambientes.

Conforto, design e ergonomia

Os sofás atuais apresentam um design arrojado em linhas retas ou arredondadas como a releitura de alguns modelos vintage. Os revestimentos em linho natural ou sintético estão entre os mais utilizados, além do couro, suede e veludo. O conforto, resistência e tecnologia dependerá do material de composição da estrutura, como a percinta italiana, que inclui uma generosa camada de espumas, cintas, molas de última geração e madeira de sustentação adequada. A ergonomia deverá ser respeitada de acordo com a finalidade de uso, em que os modelos mais eretos são recomendados para salas de estar. Os reclináveis e retráteis são indicados para salas de TV ou para o home social, quando os ambientes reúnem a dupla função de estar e entretenimento, que são maioria.

Saiba escolher

Antes de escolher um modelo, verifique as larguras das portas de entrada e circulação interna para o móvel chegar até o ambiente destinado. O tamanho padrão de cada assento, geralmente é 80 centímetros, ou seja, melhor ganhar dois lugares largos do que três apertados. Faça o teste do sofá em relação a molas e espumas antes de comprá-lo. Ao se sentar, caso afunde demasiadamente, poderá ficar abaulado com o uso constante, dependendo do tipo de material. Os tecidos em fibras sintéticas são recomendados para aguentar o fluxo de pessoas, lembrando de impermeabilizá-los. Os estofados neutros oferecem possibilidades de composições. Entre as tendências, estão os acabamentos em madeira nas extremidades laterais e os pés de sustentação metalizados. O hit fashion fica por conta dos tons mediterrâneos e as nuances rosé e verde musgo, como as plataformas dos assentos sub-divididas em gomos e até a praticidade dos modulares. Agora é só escolher o seu!

sofa casa arrumada 1
sofa casa arrumada 2
sofa casa arrumada 3
sofa casa arrumada
sofa casa arrumada 4
sofa casa arrumada 5
sofa casa arrumada 6
sofa casa arrumada 7

Ficha técnica:

Cenário: Conceito Sier JF
Fotos: Casa Arrumada
Produção: Elaine Almeida e Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também