Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

Loft do casal contemporâneo: ambientes integrados com design e estilo

Por Luiz Henrique Duarte

14/09/2018 às 11h56 - Atualizada 18/09/2018 às 08h03

Os espaços contemporâneos estão apresentando novas características projetuais visando a integrar os ambientes, garantindo o conforto, a funcionalidade e a praticidade de acordo com as necessidades. A arquitetura de interiores moderna busca soluções contínuas, como as recentes versões dos lofts, estabelecidas por elementos figurativos de design para compor e setorizar os ambientes com estilo e personalidade. A partir da reciclagem dos antigos edifícios comerciais, em países como Europa e Estados Unidos, surgia um novo conceito de residência, o loftstyle, que ficou conhecido nas décadas de 60 e 70 como um jeito urbano e sofisticado para habitar e viver bem, afirmando assim às novas tendências do décor Internacional.

Ambientes e design

Para garantir a originalidade de um espaço loft, é necessário uma setorização harmoniosa e bastante equilibrada de todos os elementos do mobiliário, onde os ambientes são totalmente abertos e comunicam-se entre si. Os projetos de interiores podem ser incorporados com adornos e objetos decorativos sofisticados, uma iluminação com vários cenários luminotécnicos, evidenciando pontos de luzes centrais, focais e pontuais. Os revestimentos devem causar impacto, assim como à paleta de cores e o mix de texturas diferentes, sejam em lâminas de madeiras orgânicas, tapetes ou tecidos utilizados. O verde natural é essencial em arranjos, cachepôs e vasos diversos.
Ambiente de estar
O design deverá apresentar peças multifuncionais, como às estantes vanguardistas estruturadas em aço carbono com prateleiras reguláveis. As obras de arte, quando utilizadas, contextualizam uma identidade estética dominante e peculiar. A arquiteta e lighting designer Juliana Mara Hybiner projetou o loft do casal contemporâneo, adotando como inspiração ” os tons de verde musgo, que chamaram minha atenção, porque é uma tendência européia e marcaram a feira de Milão “, explica a profissional.
O toque dos amadeirados e as estruturas de aço aparente, presentes em mesas e bandejas que estão expostas no espaço, também influenciaram na composição decorativa. A arquiteta, setorizou os ambientes, utilizando no estar íntimo, poltronas com espaldar alto e pufes, para o quarto de casal, destaca-se a cama estofada em suede e o papel de parede com folhagens, além do confortável e ergonômico posto de trabalho na área office. ” A iluminação é mais natural porque a fiação fica aparente, focando no acabamento em preto das luminárias e destacando o teto branco “, argumenta a lighting designer.

 Décor loft

– Otimize os espaços atentando para às áreas de circulação que deverão apresentar uma distância de 60cm no mínimo
– Como elementos divisores, utilize estantes, mesas, painéis vazados, tapetes, cadeiras ou poltronas confortáveis
– Cortinas ou persianas em tecidos neutros regulam a intensidade da luz natural e são elementos decorativos. Prefira as cortinas do piso ao teto.
– Gravuras e quadros são perfeitos para decorar qualquer espaço de um loft
– Cores sóbrias e referências industriais justificam o loft-design

 Iluminação

– Pendentes com fiação aparente trazem a ideia do industrial e mini-lâmpadas dicróicas em LED garantem uma iluminação pontual
– Arandelas e pendentes articulados são ótimos para os ambientes dos quartos
– Para as áreas de office, luminárias de mesa com uma propagação de luz branca e difusa são recomendadas
– Os micro-ambientes podem ser setorizados com a ajuda dos feixes de lâmpadas especiais propagados das luminárias
– Os novos trilhos com plafons formando um eixo de spots projetam uma iluminação difusa
Papel de parede é destaque
Ficha técnica:
– Projeto: Juliana Mara Hybiner ( Arquiteta e Lighting designer )
– Design:  Conceito Sier ( Mostra ” Ambientes Assinados ” )
– Fotos : Casa Arrumada
O conteúdo continua após o anúncio
Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia