Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Ordem na cozinha

Disposição dos eletrodomésticos, itens utilitários e peças de design é decisiva na organização das bancadas e configuração do espaço

Por Luiz Henrique Duarte

14/06/2020 às 06h59 - Atualizada 12/06/2020 às 20h34

As cozinhas residenciais surpreendem com as novas propostas de materiais e acabamentos. São consideradas até mesmo um gostoso ambiente de estar, porque recebemos os amigos e preparamos as receitas de família, resgatando as memórias afetivas, como o cheiro do bolo caseiro e o aroma suave do café. A proposta dos projetos da arquitetura de interiores contemporânea é integrá-las às áreas sociais, deixando as bancadas de trabalho bem arrumadas e organizadas. É preciso unir a beleza dos itens utilitários e acessórios gourmet com a praticidade e funcionalidade, priorizando algumas ideias e soluções para deixar o espaço aconchegante e convidativo. A setorização e posicionamento correto dos itens utilitários e acessórios gourmets mais utilizados sobre as bancadas é essencial.

Configuração e organização

A configuração do espaço é pensada através de um triângulo imaginário, onde o fogão deverá ser posicionado próximo da cuba, facilitando o preparo das refeições. A geladeira ficará, de preferência, ao lado oposto, longe do calor do fogão. Geralmente, é necessário, ao lado da geladeira, ter uma área livre ou espécie de bancada para servir de apoio aos alimentos durante o preparo das receitas. A distância entre 0,90m a 1,10m entre bancadas paralelas ou uma ilha deve ser observada. A porta basculante pode ser uma solução prática para os armários planejados superiores. Caso tenha armários acima da geladeira, deixe para armazenar peças de pouquíssimo uso. O fogão em ilha proporciona uma experiência interessante aos cozinheiros e amantes da gastronomia. Dependerá da metragem disponível para ser implantado. Se a cozinha é estreita demais ou pequena, evite, pois comprometerá a circulação. A disposição dos eletrodomésticos deverá ter uma distância de no mínimo 5cm sobre as superfícies planas. Não poderá comprometer o seu manuseio ou dificultar o acesso de abertura das portas dos armários.

Itens utilitários e peças

Os itens utilitários devem estar sempre à mostra, seguindo um padrão com o mesmo material. Atualmente, são acessórios essenciais as grandes ou pequenas estações de trabalho em madeira, como os armazenadores de especiarias, sal e pimenta. O dispenser para colheres e espátulas deve ficar próximo ao cooktop ou fogão. As bandejas em lâminas de bambu reciclado e os acessórios em aço inox para legumes constituem parte dos itens essenciais. O porta-temperos giratório oferece praticidade próximo ao fogão. Se deseja optar por uma peça de design, que seja uma fruteira de tamanho compatível com as dimensões de sua bancada. Antes de optar por um eletrodoméstico ou item utilitário, verifique se cabem nas dimensões do espaço sobre as bancadas.

Iluminação e armários planejados

O conteúdo continua após o anúncio

O projeto de iluminação deverá priorizar exclusivamente o conforto visual. Uma boa sugestão são as famosas réguas em LED acopladas no teto acima das bancadas de trabalho, gerando uma luz perimetral sem ofuscar a visão. Os pendentes podem ser posicionados sobre as mesas de refeições ou bancadas americanas. Os armários planejados com nichos abertos facilitam o manuseio dos itens de uso diário.

Ficha técnica:

Cozinha: Dommanni Alta Decoração
Fotos: Casa Arrumada
Produção: Camila Castilho e Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia