Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Varanda gourmet

Conforto e contemporaneidade sob o sol de inverno

Por Luiz Henrique Duarte

12/07/2020 às 06h58 - Atualizada 10/07/2020 às 18h40

O conceito das varandas gourmet surgiu a partir dos espaços europeus onde as pessoas reuniam-se em áreas cobertas próximas às cozinhas e salas de estar para degustar um vinho, saborear petiscos e conversar em clima descontraído, ao mesmo tempo observando a paisagem urbana com a sua arquitetura e cenas do cotidiano. O life style, podemos dizer assim, foi introduzido no Brasil há alguns anos, e os lançamentos imobiliários modernos começaram a oferecer esse atrativo com o objetivo de tornar as unidades dos apartamentos mais atrativas e interessantes. As varandas de lazer podem oferecer pequenas ou médias metragens, porém, apresentam características cativantes para integrarem-se ao restante dos ambientes sociais. Os espaços gourmet podem ser personalizados de acordo com os hábitos e costumes dos moradores, visando sempre o aconchego, conforto e funcionalidade.

Design e espaço

As varandas gourmet tornaram-se os espaços mais cobiçados dos apartamentos contemporâneos, devido às inúmeras possibilidades de uso e ideias para o planejamento de um projeto decorativo. Os espaços geralmente comunicam-se com as áreas destinadas às cozinhas e salas de estar, permitindo de maneira prática a integração dos ambientes. O revestimento dos pisos em porcelanato oferece maior resistência e modernidade, como facilidade na limpeza e manutenção. As paredes podem ser pintadas em cores neutras e receber armários planejados especiais, bancadas de apoio e mesas para refeições ou realizações de outras atividades. Os painéis em madeira propagam uma atmosfera acolhedora. Uma sugestão é optar por uma cortina em vidro, uma espécie de painel de fácil acionamento manual para o fechamento das varandas e proteção de intempéries climáticas. As cortinas tradicionais, como a rolô ou em tecidos de linho e voil, permitem maior privacidade, mas dependem de um estudo sobre a incidência solar na hora de escolher. É necessário o uso de materiais especiais para o blackout solar. Os ladrilhos hidráulicos ajudam a dar um toque vintage na decoração.

Setorização e detalhes

De acordo com pesquisas, cerca de 80% dos lançamentos imobiliários dispõem de varandas planejadas com a finalidade de apresentar um espaço descontraído para o lazer. A setorização final dentro do projeto de interiores poderá ser estabelecida de acordo com as necessidades e intenção de aproveitar o espaço, de acordo com o mobiliário, marcenaria e projeto paisagístico. Evite adornos desnecessários e, caso faça opção por sofás, poltronas e futons, que sejam confeccionados em materiais apropriados para áreas externas e revestidos com tecidos impermeáveis, mesmo com as varandas fechadas em vidro. A churrasqueira e os pontos hidráulicos destinados especificamente à área gourmet são padronizados na planta do empreendimento. Algumas com dimensões maiores podem receber um cooktop. Os tapetes podem ser extintos, deixando o ambiente livre para atividades fitness e a prática de hobbies pessoais. Caso faça opção por um modelo, que seja fabricado com materiais sustentáveis e apropriados para áreas gourmet. As varandas ainda podem oferecer um jardim vertical, com algumas espécies de flores para interiores e uma horta caseira. A iluminação é realizada com luminárias de embutir e lâmpadas para gerar efeitos especiais.

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica:
Varanda gourmet e design: Ana Elisa Hill
Fotos: Casa Arrumada
Produção e detalhes: Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia