Flores e plantas com personalidade e jeito de verão

Espaços humanizados e com frescor verde

Por Luiz Henrique Duarte

As espécies naturais promovem um frescor verde neste verão, decorando e transformando a atmosfera dos ambientes. Neste período do ano, é importante deixar algumas plantas em lugares estratégicos dentro dos ambientes, ajudando na oxigenação do ar. As flores e folhagens colhidas dos jardins podem compor arranjos desconstruídos, superestilosos e modernos. Os espaços ficam mais aconchegantes e ultrapersonalizados com a presença do paisagismo de interiores. Não existem regras para montar uma ornamentação decorativa tropical, que pode ser em composições de vasos e cachepôs diferentes ou com um mix de folhagens e flores formando arranjos modernos.

DOIS casa arrumada IMG 2504Arranjos de flores e folhagens

Em jarras transparentes, a água dos arranjos poderá ser verificada com mais rigidez, lembrando dos cuidados para evitar a proliferação da dengue. Algumas composições ficam melhores com alturas diferentes, proporcionando movimento, fluidez e sobreposições com as flores e folhagens. A durabilidade das espécies que são colhidas dos jardins é enorme, além do custo acessível. As floriculturas especialistas em “bouquets conceituais” cuidam da higienização das folhas e caules das espécies, que é importantíssima para a durabilidade dos arranjos. A rega poderá ser feita de uma a três vezes na semana, utilizando regador ou vaporizador em spray, para umidificar flores e folhas. A cada troca de água, deverá ser acrescentada uma medida baseada em uma colher de sopa com água sanitária. Os lírios rosas significam fartura e poder; astromélias brancas, desejo de amizade eterna e felicidade plena.

DOIS casa amarrada IMG 2502Vasos com plantas

Os vasos em barro artesanal, cimento modular ou vietnamitas em cores discretas e design linear estão entre as tendências do paisagismo contemporâneo. É bom colocar areia higienizada sobre o recipiente localizado na base dos vasos, evitando a água parada. Com as temperaturas elevadas, a rega dependerá de como cada planta reagirá em seu ambiente. Não é preciso combinar os vasos com a decoração, mas é necessário apresentar equilíbrio e harmonia. O ficus continua como a planta da vez, e a pata de elefante ajuda a valorizar o ambiente onde está exposta. As samambaias e suculentas fazem sucesso, como as coquedamas aéreas, que podem ser cultivadas de formas criativas.

 

 

Ficha técnica:
Arranjos e design: Conceito Sier JF
Ambientes: Espaços projetados e decorados por profissionais da arquitetura e design
Fotos: Casa Arrumada

DOIS-casa-amarrada-IMG_6339 DOIS-casa-arrumada-IMG_6340 DOIS-casa-arrumada-IMG_6348 DOIS-casa-arrumada-IMG_0630 DOIS-casa-arrumada-IMG_6338 DOIS-casa-amarrada-IMG_0610 DOIS-casa-arrumada-IMG_4184
<
>
Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também