Xícaras na decoração

Objetos de desejo com beleza e design são inspirações e tendências do clássico ao moderno

Por Luiz Henrique Duarte

A porcelana inglesa era o ícone das decorações, e os aparelhos de serviço faziam parte dos cenários clássicos. Alguns itens utilitários, como as xícaras modernas, permitem unir a dupla função de decorar os ambientes e promover as degustações do café ao cappuccino, passando pelos chás. As peças parecem esferas flutuantes, com bordas macias e curvas robustas para valorizar o sabor dos líquidos. Este recipiente foi criado em 1750 e apresenta uma asa para seu manuseio. Os aparadores ou carrinhos de chá deixam este objeto à mostra, decorando as salas de estar ou jantar com muito estilo e personalidade, como os nichos das cozinhas gourmet.

IMG 3528

Combinações e ideias

As peças em offwhite, com ou sem detalhes dourado ou prata, correspondem ao New Vintage Classic e valorizam as decorações das mesas e cristaleiras antigas. As peças avulsas sem par podem ser misturadas com outras de tons, estampas e até hierogramas diferentes. Não é necessário combinar chaleiras e garrafas de café com as xícaras, basta que tenham diálogo e harmonia entre as nuances e padronagens. O dourado e prateado garantem estilo e sofisticação, remetendo ao tradicional, e os modelos ousados, a vanguarda futurista. Os itens contemporâneos apresentam o design anatômico para o manuseio. As xícaras que são heranças de família com os açucareiros e bules podem decorar cantos especiais ou servir para a mesa posta. Em espaços corporativos, os itens em inox são perfeitos. É importante saber escolher as “colheres de café”, que integram o toque final.

IMG_3787 IMG_3654 IMG_3651 IMG_3594 IMG_3556 IMG_3552 IMG_3523
<
>

Cores e tendências

As cerâmicas, louças e porcelanas compõem a maioria dos conjuntos, pois são fabricadas com tecnologia nos materiais e deixam os líquidos quentes por mais tempo. São resistentes aos pequenos impactos, apresentam menor peso e espessura. Os modelos em vidro e policarbonato são para degustações informais. Uma mesa poderá ser composta com xícaras diferentes, desde que apresentem um link. Entre as tendências, estão as cores azul, bordeaux, turquesa e verde menta. As figuras geométricas, flores, listras, quadriculados com xadrez e poás permitem várias possibilidades de uso. Para um chá das quatro, vai bem um aparelho que tenha história. Para outras harmonizações, o que vale é a criatividade em escolher um modelo de xícara para valorizar os líquidos e realçar seu sabor com gosto de quero mais!

 

Ficha técnica

Xícaras Clássicas, modernas e vintage
Fotos Casa Arrumada
Produção Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também