Animais e flores decoram

A arte retratando a fauna e a flora conquista os espaços modernos

Por Luiz Henrique Duarte

A arte é uma manifestação enigmática e transformadora, relacionada diretamente com o design mundial, onde é retratada sob o foco das diversas questões que englobam os acontecimentos atuais, fatos históricos e temas do cotidiano. Pode ser relacionada à biodiversidade, temas que englobam a natureza ou qualquer assunto em debate no momento, gerando uma forma de expressão cultural. Sempre, atrás de cada obra, existe uma doce história a ser revelada ao público. Os ambientes contemporâneos recebem os quadros produzidos por artistas plásticos com o objetivo de valorizar a decoração de interiores e o espaço projetado, oferecendo uma atmosfera personalizada. Animais e flores ganham cada vez mais as explorações artísticas, sejam em estampas, esculturas, papel de parede e pinturas vanguardistas com a técnica acrílica sobre canvas, ideal para telas com dimensões generosas. Para escolher uma obra de arte, é preciso deixá-la tocar as emoções subjetivas de cada pessoa. É amor à primeira vista.

Moda e design

A tendência começou com os tecidos, tapetes de onça e zebra, além de outros materiais que mostravam o “animal print” como uma arte democrática e decorativa, assim como as flores estampadas ou silkadas. Ao mesmo tempo, inserir estampas de animais ascendeu no mundo da moda, começando por grifes como Dolce & Gabanna, Ralph Lauren e Roberto Cavalli, funcionando como elementos estratégicos para modernizar as marcas. Na decoração, pequenos itens retratando os fashion animals e o flower design favoreceram os projetos de interiores e tornaram-se elementos ornamentais preferidos de muitos arquitetos e designers. Os quadros com pinturas, outra forma de decorar com a fauna e flora, ganham os espaços e personalizam os cantos especiais da casa, escritórios e espaços comerciais.

A artista plástica Patrícia Malvacini, tornou a sua quarentena produtiva. “Baseada nos tecidos, fiz uma pesquisa e busquei retratar os grandes animais da África, ameaçados de extinção, como elefante, girafa, leão, rinoceronte e zebra “. É preciso saber dosar tudo que remete ao tema com os outros adornos, mobiliário, texturas e revestimentos, gerando um espaço equilibrado e harmônico visualmente. Geralmente, um quadro maior é o suficiente, escolhendo um ponto de destaque para expô-lo. Uma outra opção é a sequência com miniquadros, desde que não seja exagerada. A iluminação com os recursos das lâmpadas especiais e luminárias adequadas é essencial para valorizar as telas. As paredes, pintadas em seu revestimento final com cores neutras, efeito obtido através das tintas acetinadas e foscas, ajudam a valorizar os quadros com animais ou flores de espécies exuberantes expostos estrategicamente. O animal print e as flores combinam com todos os estilos, basta a sensibilidade de harmonizar as peças com bom gosto. As estampas animais e florais podem estar presentes em almofadas, porcelanas, objetos decorativos e até aparelhos de chá.

fdc471d8 fa73 4686 9ac9 6f58847fd668 c32eb202 c192 4341 a36d dcab4165a855 b254a79b abdb 4103 9b4c 0eb5dd07dc65 b1a77bbe e2bf 4327 a292 82bb94ffcafc a50a55ac 081d 46a6 aa07 59ab3a2a2d0f 090ce888 e771 40ee b5cb f55ee47616a1 7deded17 e6b4 4c79 b06d 83c199b09515 07deb6da a09f 4edd 90cf f747d2ab8be5

Ficha técnica:
Telas: Mostra Savana
Fotos: Arquivo fotográfico Patrícia Malvacini

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também