Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Sala de banho: minispa em casa

Bem-estar e relaxamento para fugir da rotina

Por Luiz Henrique Duarte

06/09/2020 às 06h58 - Atualizada 08/09/2020 às 07h47

Os espaços reservados para o banho podem ser projetados com aconchego, estilo e personalidade, sempre de acordo com as necessidades dos moradores de uma casa. Os banheiros contemporâneos são transformados em ambientes para deixar a hora do banho relaxante, um momento para descansar e recarregar as energias.

A história que nos remete à origem do banho é anterior à pré-história. Foram encontrados materiais em ruínas na antiga Babilônia, descrevendo em suas inscrições alguns materiais de limpeza para os cabelos. As referências sobre sais e óleos, utilizados para higiene pessoal, também foram localizadas em papiros egípcios. O banho tornou-se um hábito no Ocidente no século XVII, quanto as técnicas para a fabricação de sabonetes foram introduzidas por químicos franceses.

O conceito de spa no design de interiores surgiu para nomear os locais destinados aos tratamentos estéticos desenvolvidos para saúde e bem-estar. Em casa, pode ser adaptado em um banheiro funcional, de acordo com a metragem do espaço, em um projeto prático e personalizado.

Detalhes conceituais

Os banheiros tornaram-se espaços com muita visibilidade, com a mesma importância de uma sala de estar ou quarto de dormir. O termo “sala para banho” é usado para diferenciar os banheiros com estrutura de um minispa dos banheiros comuns, devido à escolha dos materiais de revestimentos e acabamentos. As cubas para higienizar as mãos, bacias sanitárias, espelhos, armários planejados são elementos que valorizam todo o conjunto. A sala de banho é projetada em espaços com dimensões maiores, porém, em ambientes compactos a estrutura poderá ser elaborada com estilo e praticidade.

O conteúdo continua após o anúncio

Os detalhes podem ser introduzidos para promover o acolhimento, como uma pequena cadeira, cabideiro ou pufe, nichos flutuantes ou mesas de apoio, não comprometendo as áreas de circulação e passagem. Os cosméticos, cremes beauty para o corpo, espelhos articuláveis, shampoos, secadores de cabelo devem ficar em locais visíveis.

Design e revestimentos

Os spas contemporâneos localizados no Brasil seguem uma tendência com toques rústicos, predominando o uso da madeira, ladrilhos hidráulicos e principalmente o cimento queimado. Este conceito deverá ser trazido para as residências. O chuveiro deve ser pensado de acordo com a metragem da área molhada, potencializando os jatos de água e sua intensidade. A quantidade de cubas, geralmente duas, também dependerá das dimensões da parede escolhida para estabelecer os pontos hidráulicos.

A iluminação, com arandelas e pontos estratégicos de luz como plafons de embutir ou até pendentes propagando feixes de luz amarelo ou branco, ajudará a compor cenários luminosos para proporcionar o conforto ocular dos usuários e moradores da casa. O teto poderá apresentar rebaixamento em gesso ou madeira. O paisagismo natural ajudará a transformar o espaço em um canto de relaxar, sempre com espécies fáceis de adaptar e cuidar. Os porcelanatos são os pisos indicados, estabelecendo uma conexão com todos os ambientes decorados e projetados. Inspire-se e viva esse momento!

Ficha técnica:
Sala de banho: Lima Design
Fotos: Raquel Campanate

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia