Tópicos em alta: cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / chuva / bolsonaro

Estar e jantar em tempos modernos

Aproveitamento do espaço decorado com criatividade e praticidade

Por Luiz Henrique Duarte

01/11/2019 às 06h52 - Atualizada 31/10/2019 às 21h45

A decoração de interiores é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e otimizar a setorização dos ambientes quando o assunto é o aproveitamento dos espaços. As salas de estar e jantar necessitam de um layout elaborado para facilitar a distribuição de mobiliário, marcenaria e vegetação. Os móveis ou elementos decorativos podem ser expostos visando à liberdade de circulação e ao conforto. Em ambientes que possuem um mobiliário estabelecido, “o aproveitamento do espaço moderniza a sala original com uma base já existente”, afirma o designer de interiores Luiz Duque. É importante observar a iluminação e a ventilação natural dos ambientes, as portas de entrada, janelas e varandas, assim como os pontos da luminotécnica e dos condicionadores de ar.

Decoração e espaços

Os novos projetos em salas contemporâneas, além da funcionalidade, devem priorizar, segundo o profissional, “integração, praticidade e criatividade”. Para o jantar, as tendências configuram-se com as mesas em tampo slim e confortáveis cadeiras de design, prevalecendo ergonomia e bem-estar. A marcenaria atual é confeccionada em tons claros ou escuros, pontificando a madeira como elemento principal. Os materiais nobres e sofisticados, como aço e ferro, também funcionam como elementos decorativos de destaque, observados nas estruturas das estantes, que podem receber a função de uma luxuosa adega. As outras bebidas podem ser expostas sobre um aparador com uma iluminação em LED. A sala de estar é valorizada atualmente por estofados em tecidos neutros, branco, bege e off white, provocando uma sensação de ambientes contínuos, fluidos e leves.

Adornos e objetos

Os adornos, objetos de arte e quadros devem ser escolhidos de acordo com as dimensões dos ambientes, promovendo a proporcionalidade em sua distribuição estética. É importante aproveitar os espaços sobre as mesas de centro e móveis de apoio lateral para criar o equilíbrio e harmonia entre os pequenos objetos coadjuvantes. A paleta de cores e a iluminação central valorizará ainda mais o aproveitamento dos espaços paralelos. O enquadramento cênico e correto de alguns revestimentos, como painéis, poltronas de aproximação e até os tapetes, promoverão a amplitude e integração do estar e jantar nesses tempos modernos!

O conteúdo continua após o anúncio

Ficha técnica

Design 2ª Mostra Vitrines Decoradas – Conceito Sier JF
Fotos: Casa Arrumada
Projeto: Luiz Duque (designer de interiores)

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia