Vitamina D: importante aliada na prevenção do corona

Por Alice Amaral

Segundo um recente estudo realizado por cientistas na Universidade de Turim, na Itália, a vitamina D pode ser uma aliada para o combate à pandemia de coronavírus. A pesquisa apontou que a maioria dos pacientes hospitalizados por covid-19 observados apresentou falta da vitamina D, especialmente os idosos.

Os pesquisadores analisam as possíveis causas do contágio do Covid-19 e não propõe a vitamina D como uma cura, mas como uma ferramenta para reduzir os fatores de risco.

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua carência pode ocasionar uma série de complicações. Ela é responsável por controlar 270 genes, entre elas, as células do sistema cardiovascular.

Apesar dela poder ser reproduzida em laboratório, é bom lembrar que de 80% a 90% da vitamina que nosso organismo absorve tem como origem a luz solar. Portanto, é preciso tomar sol todos os dias. E podemos obter Vitamina D também com bons hábitos alimentares, os pescados são uma fonte interessante, como a sardinha.

Ela é a grande responsável pela manutenção do tecido ósseo. Importante também na prevenção do diabetes, pois a produção de insulina pelo pâncreas demanda da participação da vitamina D. A carência dela ainda pode favorecer o aparecimento de alguns tipos de câncer, como os de próstata, mama e melanoma.

Quando estamos com falta de vitamina D temos maiores chances de contrair doenças ou infecções, pois ela tem um papel relevante na função imune. Com tantos benefícios o automedicamento dela é comum, algo que não deve ser feito, já que a superdosagem traz malefícios, como sobrecarregar a função renal. Inicialmente é preciso um diagnóstico e também exames laboratoriais para a verificação do seu estado de saúde e da carência ou não da Vitamina D.

Por isso, precisamos estar atentos aos sinais do organismo, procurar manter uma boa alimentação, tomar banho de sol diariamente e seguir as recomendações médicas. Nenhuma Vitamina ou qualquer nutriente pode ser consumida indiscriminadamente.

Entre em conato conosco, pelo: [email protected] ou pelo 3215-2250.

 

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também