Café: uma paixão que faz bem para sua saúde

Por Alice Amaral

Uma das paixões nacionais o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. O Brasil é o maior exportador de café do mundo, posto que detém há mais de 150 anos, e ocupa a segunda colocação entre os consumidores da bebida.

Pesquisas apontam que o café pode fazer muito bem à saúde humana, o estudo foi realizado no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. A análise afirma que com o consumo 3 a 4 xícaras diários, a bebida contribui na prevenção de várias doenças, como a diabetes, o câncer de cólon, fígado e mama, doença de Parkinson e Alzheimer.

A quantidade pode variar, para um adulto, por exemplo, o equivalente a quatro xícaras de 50 mililitros de café expresso. Para mulheres que estão grávidas, o limite é menor, de 300 mg diário. Pesquisas sugerem que quantidades maiores do que 300 mg ao dia estão associadas à restrição de crescimento do feto, baixo peso ao nascer e prematuridade.

Para crianças, a partir dos quatro anos, recomenda-se, no máximo, a ingestão de 2,5 mg de cafeína por quilo de peso.

A bebida é rica em antioxidantes, contribuindo na ação que irá inibir inflamações e reduzir o risco de doenças cardiovasculares prolongadas. Possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Conta com uma ação antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. Além de ser rico em minerais, como potássio, zinco, ferro e magnésio.

Lembrando que o ideal é: nunca tomar café à noite, para não prejudicar o sono, já que o efeito da cafeína pode durar até 6 horas em pessoas mais sensíveis. O excesso também pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimento cardíaco rápido e insônia.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também