Saiba como higienizar e armazenar os alimentos hortifrúti

Por Alice Amaral

Os alimentos hortifrúti são essenciais na dieta de todas as pessoas e devem ser consumidos diariamente. Mas, para isso é preciso obter informações básicas para poder aproveitar os muitos benefícios. Por outro lado, deve-se evitar riscos à saúde advindos da falta de cuidados com itens básicos.

Quando for comprar os alimentos, deve-se observar as condições de higiene dos pontos de vendas. Locais sem ventilação, com paredes sujas e prateleiras pouco conservadas devem ser evitados.

A preservação da qualidade dos alimentos é de responsabilidade de todos. Se por um lado o ponto-de-venda deve disponibilizar as melhores condições e produtos em bom estado, de outro lado o consumidor deve manusear os produtos expostos com atenção e cuidado. Apertar demais, “testar” as frutas com as unhas não são atitudes razoáveis. A diminuição de perdas é uma responsabilidade de toda a sociedade.

A embalagem dos produtos precisa obedecer a alguns critérios, e aquele costume antigo de embrulhar em folhas de jornal não é uma boa opção. A presença de chumbo na tinta de impressão pode causar danos ao nosso organismo como cefaleia e AVC.

Outra dica é não guardar os produtos nos sacos plásticos em que foram embalados originalmente, pois podem estar contaminados em virtude de vários manuseios em diferentes etapas e também, por exemplo, quando colocamos as embalagens no porta-malas do automóvel, que não é um local propriamente limpo.

Na geladeira, a atenção continua. Periodicamente é preciso limpar as paredes e prateleiras. E a forma de armazenar os produtos também é relevante. As frutas, de maneira geral, podem ser armazenadas fora da geladeira. As folhas devem ser higienizadas antes de serem guardadas; lavar as folhas separadamente e depois mergulhar em uma solução de água e vinagre. Secar e guardar em potes limpos e fechados.

O etileno é um gás responsável pela maturação das frutas e o “envelhecimento” de flores e folhas. Portanto, quando for armazenar frutas e verduras na geladeira, outra dica interessante é separar alguns itens. Tomate, banana, melão, pera, maçã “produzem” etileno, e potencialmente o gás pode acelerar o processo de maturação e preservação da batata inglesa e doce, cenoura, couve-flor, alface e outros vegetais.

No momento do preparo os cuidados continuam: local e utensílios bem limpos, não utilizar a mesma faca para todos os alimentos, higienizar e retirar os agrotóxicos presentes nos vegetais. Como regra geral podemos utilizar para cada litro de água uma colher de sopa de água sanitária ou vinagre para higienizar. No caso dos agrotóxicos: após higienizar os alimentos, utilizar uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água.

Lembrando que a presença de agrotóxicos pode causar muitos males para a nossa saúde e que seu efeito cumulativo é consideravelmente danoso, podendo contribuir para o aparecimento de alguns tipos de canceres. O tempo de permanência dos vegetais nas preparações de água com vinagre, água sanitária e bicarbonato de sódio é de 10 minutos.

Em um país como o Brasil, que proporciona uma diversidade enorme de produtos hortifrúti, cabe a nós aproveitar ao máximo essa riqueza em nosso benefício. E para tanto, cuidados básicos de higiene e segurança alimentar devem ser seguidos.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também