Tópicos em alta: cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / chuva / bolsonaro

Câncer de Próstata, o que comer?

Por Alice Amaral

19/11/2019 às 10h10 - Atualizada 19/11/2019 às 10h10

O câncer de próstata representa cerca de 30% dos casos oncológicos masculinos, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Localizada na parte baixa do abdome, a próstata é a glândula responsável pela formação do sêmen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa na parte final do intestino grosso, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. 

O câncer de próstata pode ser desencadeado por vários fatores, como, causas hereditárias, ritmo de vida agitado e muito estressante, alimentação deficiente e falta de prevenção são pontos importantes na ocorrência da doença.

O conteúdo continua após o anúncio

A alimentação saudável pode ser uma grande aliada. São indicados os alimentos; como: tomate, preferível cozido; brócolis; linhaça; mamão; melancia; e de forma mais ampla frutas, legumes e verduras em geral. E para dar um sabor especial utilize sempre o azeite de oliva. Outros alimentos com efeito preventivo que recomendo são: peixes de água salgada, oleaginosas como amêndoa e avelã.

Por outro lado, devem ser evitados: batatas, arroz branco, gorduras saturadas, fast-food nas diversas formas e bebidas alcoólicas. 

Segundo dados do Inca 60% dos homens acima de 65 anos podem ter câncer de próstata. Como em todas as doenças, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento, as chances de êxito são maiores. A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia