Como a Dieta Auxilia no Tratamento da Psoríase

Por Alice Amaral

Psoríase é uma doença autoimune de longa duração caracterizada por manchas na pele, não é contagiosa. Mesmo não tendo cura, é possível controlá-la e levar uma vida normal. No mundo, são mais de 125 milhões de pessoas que tem a doença. No Brasil, são mais de 5 milhões de portadores.

Não se sabe exatamente as causas da psoríase, mas pesquisas científicas apontam que a hereditariedade influencia. Em pelo menos 30% dos casos, o portador tem algum parente com a doença. É fato que a psoríase é uma das doenças de pele mais famosas do planeta.

A alimentação é fundamental para manter uma vida saudável, nos pacientes com psoríase esta regra não é exceção. Apesar de não existir uma dieta específica para a psoríase, existem alimentos que podem ajudar a controlar a inflamação da pele. Escolher alimentos como frutas e vegetais, que são boas fontes de fibra e de minerais, principalmente brócolis, cenoura e papaia.

Seguir uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, azeite e peixes pode retardar a progressão dos sintomas da psoríase. Pescado é sempre aconselhado, dando preferência aos ricos em ácidos gordos polinsaturados (ómega 3), como cavala, salmão, atum, sardinha ou arenque.

Múltiplos estudos realizados em vários países do mundo apontam que pessoas com psoríase são, em média, 25% mais propensas a serem sensíveis ao glúten do que outros indivíduos.

A psoríase pode ser mais difícil de controlar em pacientes com excesso de peso porque o excesso de peso nas zonas das dobras cutâneas, como as axilas, virilhas e debaixo dos seios, podem aumentar o risco de infeções fúngicas e bacterianas nas lesões.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também