Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / blogs e colunas / obituário / polícia

Os alimentos podem deixar os dentes amarelados?

Por Alice Amaral

18/08/2020 às 17h53 - Atualizada 18/08/2020 às 17h53

Os dentes podem ficar amarelados com o envelhecimento, mas alguns alimentos contribuem para a aceleração deste processo devido à sua pigmentação e composição ácida. Confira abaixo quais alimentos amarelam o sorriso e devem ser usados com moderação:

Café: Campeão entre os alimentos que mais amarelam os dentes devido à sua cor escura, o café deve ser evitado por aqueles que não querem um sorriso manchado. O ideal é que a ingestão da bebida seja reduzida ao máximo.  Utilizar um canudo de metal também funciona para não deixar a bebida encostar-se aos dentes.

Molho de tomate: Além de não proporcionar nenhum benefício para a nossa saúde, o molho de tomate pronto também deixa os dentes amarelos. Ele contém uma quantidade alta de ácido e acaba provocando a erosão e amarelamento deles.

Curry/açafrão: Esses dois temperos adicionam muito sabor aos preparos, mas também podem manchar os dentes devido às suas pigmentações. Tente evitar utilizá-los todos os dias optando por outros temperos, como ervas finas.

O conteúdo continua após o anúncio

Refrigerante: É uma bebida extremamente ácida para o corpo, principalmente aquelas que possuem composição de cola. Além da acidez, os refrigerantes contêm muito açúcar e substâncias prejudiciais para a saúde. Por isso, o ideal é que esse tipo de bebida não seja consumida. Beba água, chás e sucos naturais de frutas.

Limão: Não só o limão, mas todas as frutas cítricas são ácidas e podem desgastar o esmalte dos dentes, favorecendo o aparecimento de manchas amareladas. Intercale o consumo com outros tipos de frutas para evitar esse desgaste.

 

Além desses alimentos, os chás de cor escura, vinho tinto, sucos muito pigmentados, energéticos, balas e doces industrializados podem corroer a estrutura dos dentes e causar o amarelamento do sorriso com o tempo. O recomendado é que eles sejam consumidos com moderação e sempre intercalados com outros alimentos a fim de evitar esse processo.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia