Diabetes: uma doença silenciosa que pode ser evitada

Por Alice Amaral

nova

 

Uma doença que causa muitos problemas, e que um número elevado de pessoas sequer sabe que tem a patologia. Os tipos mais conhecidos são o diabetes tipos 1 e 2. Existem outros, porém são mais raros.

 

Os sintomas mais comuns são fome excessiva, fraqueza, cansaço, diurese, sede e perda de peso. A resistência insulínica é um fator importante e pode indicar inclusive um quadro pré-diabético.

 

O diabetes tipo 1 geralmente apresenta uma evolução rápida. Caso o tratamento adequado não seja iniciado com a devida urgência, a situação do paciente pode evoluir para uma piora muito rápida. Já o diabetes tipo 2 está associado com obesidade, avanço da idade das pessoas (principalmente a partir de 50 anos), elevação da ingesta de carboidratos e também o sedentarismo, ou seja, a falta de exercícios físicos.

 

Uma atenção especial deve ser dada às futuras mamães, em virtude de diabetes gestacional. Existem ações específicas direcionadas e deve ser feito acompanhamento médico, sendo que histórico familiar e outras situações devem ser relatadas ao médico logo no início da gravidez.

 

O diagnóstico da doença é resultante de exames e análise clínica, e todo o processo deve ser conduzido por um especialista. Uma medida isolada pode não representar a realidade da situação.

 

É notório o aumento de casos da doença em nosso país. Não conseguimos um êxito isolado que representaria uma situação mais confortável em relação ao resto do mundo, e por vários motivos: nossa população está ficando mais obesa, sedentária e o consumo de alimentos prejudiciais à saúde aumenta a cada dia. Refrigerantes, doces, bolos, tortas, fast-food e carboidratos em geral são as opções de milhões pessoas.

 

E, como podemos reverter a tendência de aumento de casos? Não existe uma saída única, problemas complexos demandam múltiplas ações. Simplificar tudo e tratar como se fosse apenas displicência da população não vai resolver. Inicialmente conscientização. Todos já ouviram falar de diabetes, mas de forma geral e sem abordagem mais clara e objetiva.

 

A prevenção é muito mais interessante do que o tratamento da doença já instalada. Poupa recursos de toda ordem e representa qualidade de vida. Diabetes pode acarretar complicações que prejudicam de forma severa a pessoa, como cegueira, amputações, insuficiência renal e agravamento de riscos para outras doenças.

 

Uma das formas de prevenção mais importante é cuidar da alimentação. O processo se inicia com a consulta ao especialista, um diagnóstico e a partir daí a adoção de condutas que podem auxiliar muito na nossa luta contra o diabetes.

 

Cada um de nós tem necessidades distintas, carga genética e estilo de vida singular. Portanto, precisamos adequar ao nosso perfil da melhor forma possível a dieta e demais recomendações para obter o melhor resultado possível no tratamento. Frases feitas e receitas genéricas não resolvem a questão. Podem até agravar algumas situações.

 

Reflita sobre o seu estilo de vida, sua condição de saúde atual e pense em quanto ainda espera viver com qualidade de vida.

 

Consulte seu médico e procure sempre seguir as orientações. Não há tempo de espera nem tampouco de acomodação. O diabetes precisa ser prevenido desde a infância.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também