Tópicos em alta: cartas a jf / sergio moro / dengue / polícia

Alimentação é fundamental para equilibrar o pH do sangue

Por Alice Amaral

14/12/2018 às 13h13 - Atualizada 14/12/2018 às 13h13

A manutenção do pH do sangue em níveis adequados é importante para saúde. Em uma escala de zero a 14, sendo zero mais ácido, 14 mais básico ou alcalino, e 7 neutro, o sangue deve estar com o nível de pH levemente alcalino, em torno de 7,40.

 

Embora controversa, a dieta alcalina tem como objetivo equilibrar o organismo, através da ingestão de alimentos alcalinos. Segundo os defensores da dieta, “o excesso de acidez é a causa de todas as doenças degenerativas”.

 

Quando a acidez aumenta, por conta do estilo de vida atual: sedentarismo, estresse, fumo, má qualidade do sono, intoxicação por metais pesados e principalmente alimentação, o corpo entra em desequilíbrio e começa a apresentar vários sintomas como irritabilidade, cansaço, cefaleia, prisão de ventre, insônia, dores musculares, dores articulares, queda de cabelos, unhas fracas e envelhecimento precoce.

O conteúdo continua após o anúncio

 

A adoção de atividade física regular, gerenciamento do estresse, melhora da qualidade do sono e utilização de uma alimentação mais natural, rica em frutas, legumes e verduras de preferência orgânicos, livres de agrotóxicos e preparados de forma higiênica, ajuda na prevenção de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, catarata, artrite, AVC, cálculo renal, enxaqueca e depressão.

 

Deve-se banir da dieta os produtos industrializados, defumados, embutidos, refrigerantes, sucos industrializados, salgadinhos, açúcar, sal refinado, farinha branca, leite, adoçantes artificiais, e alimentos com corantes e conservantes.

 

A boa alimentação sempre auxilia o corpo e evita que o organismo precise fazer grandes esforços para manter o equilíbrio necessário. Viver bem pelo decorrer de toda existência é uma satisfação imensa. Enquanto aguardamos mais estudos conclusivos, devemos dar prosseguimento com os bons hábitos.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia