Tópicos em alta: chuva / cerveja contaminada / carnaval / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Shakes Milagrosos, porém Perigosos: o risco dos suplementos alimentares

Por Alice Amaral

14/02/2020 às 08h35 - Atualizada 14/02/2020 às 08h35

 

Divulgados cada vez mais por celebridades fitness e muito popular entre os jovens, os suplementos alimentares fazem sucesso. Feitos em shakes, pílulas e pós, eles prometem a perda rápida de peso, ganho de massa muscular e maior energia. Porém, apresentam um risco três vezes maior à saúde em comparação com suplementos de vitaminas.

Segundo um estudo desenvolvido pela Iniciativa de Treinamento Estratégico para a Prevenção de Transtornos Alimentares, da universidade de Harvard (EUA), os suplementos dietéticos podem desencadear em graves problemas de saúde. Ele concluiu que, em comparação com vitaminas, os suplementos alimentares vendidos para perda de peso, construção muscular e energia foram associados a uma probabilidade quase três vezes maior de riscos de problemas de saúde no público investigado.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo os pesquisadores, as pessoas estão sujeitas a efeitos como ataque cardíaco, doenças no fígado, casos de câncer e até a morte ao tomarem suplementos energéticos sem orientação médica. A pesquisa também alerta que diversos suplementos foram adulterados e continham substâncias químicas proibidas e metais pesados. Suplementos comercializados para aumentar o apetite sexual também apresentaram altos riscos de incidentes médicos.

Por conta desses riscos, nunca é demais lembrar que o uso de suplementos só deve ser feito com acompanhamento nutricional e, para atletas amadores, muitas vezes é possível conseguir ótimos resultados no treino apenas com uma boa alimentação, sem a necessidade de suplementação. Procure sempre um profissional.

Entre em conato conosco, pelo: [email protected] ou pelo 3215-2250.

 

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia