Utilize os temperos para turbinar a sua saúde

Por Alice Amaral

Você utiliza temperos na preparação dos seus alimentos? Saiba que essas especiarias podem proporcionar muitos benefícios para a sua saúde, além de deixar os pratos bem mais saborosos. Elas podem ser encontradas em casas de produtos naturais e a granel, e possuem um preço bem acessível. Hoje eu trouxe 5 temperos que não podem faltar na cozinha e no seu dia a dia. Confira!

Páprica doce: A páprica doce é original das Índias Ocidentais e da América do Sul. De cor vermelha escura, seu sabor remete a uma pimenta adocicada e é muito utilizada para o preparo de carnes e sopas. Ela é rica em vitamina A e possui uma grande variedade de antioxidantes que combatem os radicais livres como a capsantina e o beta-caroteno. Ela age como anti-inflamatório no organismo, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, a prevenir alguns tipos de câncer, a manter a saúde dos olhos e a dormir melhor.

Paprika

Açafrão: Esse tempero amarelo dourado é conhecido pela sua propriedade antisséptica, digestiva, antioxidante, anti-inflamatória, antidepressiva e anticancerígena. Ele pode ser usado para aliviar a TPM das mulheres, pois reduz os níveis de cortisol e aumenta os níveis de estrogênio. Além disso, o açafrão ajuda a desenvolver ossos fortes e saudáveis, auxilia na memória, reduz a acne e previne a artrite.

po de acafrao 1323 402

Orégano: Muito conhecido e utilizado no preparo de massas e saladas, o orégano dá um toque picante nas refeições. Ele ajuda a reduzir a inflamação, combate alguns tipos de vírus e bactérias, principalmente aqueles que causam resfriados e infecções urinárias, combate os fungos nas unhas, fortalece o sistema imunológico e favorece a perda de peso.

oregano

Pimenta-do-reino: Utilizada há séculos no preparo de alimentos e remédios tradicionais, a pimenta-do-reino, melhora a função cerebral, pode auxiliar no processo de emagrecimento, ajuda a combater alguns tipos de câncer, baixa a pressão arterial e diminui o açúcar no sangue. Ela pode ser usada no tempero de carnes, legumes e caldos.

uma colher de pau com pimenta do reino moida em uma pilha de pimenta inteira em uma mesa escura rustica 94064 1583

Noz-moscada: Ela surgiu na Indonésia e é conhecida pelo sabor quente e marcante. A noz-moscada é muito utilizada em sobremesas, mas combina muito com legumes refogados e purês. Ela é rica em antioxidantes, possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ajuda a aumentar a libido, melhora o humor, controlar o açúcar no sangue e ajuda a manter a saúde cardiovascular. O ideal é ralar a noz-moscada na hora do preparo.

tempero de noz moscada 67618 1225 e1594664264832

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também