Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Câimbra, como evitar?

Por Alice Amaral

09/12/2019 às 20h02 - Atualizada 09/12/2019 às 20h02

As câimbras musculares são um fenômeno muito comum que acomete a maioria das pessoas pelo menos uma vez durante a vida. Trata-se de um espasmo (contração involuntária) de um ou mais músculos que, por manterem-se nesse estado de contração vigorosa, sem o relaxamento subsequente, provocam um quadro de dor geralmente muito intensa.

 

O que provoca a cãibra? Na verdade existe mais de uma causa. Podem ocorrer em diversos momentos, estando associadas com fatores como uso exagerado da musculatura, sono, gravidez, doenças neuromotoras, desordens metabólicas, falta de sais minerais, desidratação, problemas endócrinos, entre outros.

O conteúdo continua após o anúncio

 

No caso do atleta corredor, a cãibra geralmente é consequência tanto do acúmulo de ácido láctico como da perda de líquidos e sais minerais pelo suor tendo como consequência a redução do sódio. O curioso é que existe a cultura de que o problema da cãibra é causado pela perda de potássio. Na verdade a perda de sódio é muito mais importante que a perda de potássio.

Câimbra não tem cura, mas existem três cuidados simples podem prevenir a repetição das crises. A primeira é uma boa hidratação, tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade. A segunda são os exercícios de alongamento, ele deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se. A terceira é uma alimentação balanceada! Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo. Lembrando que o vilão não é o potássio e sim o sódio!

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia